Pesquisadores da Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha, publicaram artigo sobre duas vulnerabilidades encontradas em um sistema de rastreamento de localização que ajuda os usuários a localizarem dispositivos Apple mesmo quando eles estão offline.
A análise dos pesquisadores avalia a segurança e a privacidade do Offline Finding (OF), um sistema de rastreamento de localização por crowdsourcing para dispositivos offline lançado pela Apple em 2019. A ideia básica por trás do OF é que os chamados dispositivos localizadores possam detectar a presença de outros dispositivos offline perdidos usando o Bluetooth Low Energy (BLE) e sua conexão de Internet para relatar uma localização aproximada de volta ao proprietário.
Os pesquisadores afirmam, contudo, que duas vulnerabilidades distintas de design e implementação podem ter consequências graves para os usuários. Eles explicam que o design OF permite que a Apple correlacione diferentes localizações de proprietários se suas localizações forem relatadas pelo mesmo localizador. Assim, ao fazer upload e download de relatórios de localização, dispositivos localizadores e proprietários revelam sua identidade para a Apple. Além disso, os aplicativos macOS maliciosos podem recuperar e descriptografar os relatórios de localização OF dos últimos sete dias para todos os seus usuários e dispositivos.
As descobertas foram compartilhadas com a Apple por meio de divulgação responsável, que corrigiu o problema por meio de uma atualização do sistema operacional (CVE-2020-9986).
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.