Jump to content
  • Windows 11: Microsoft foca em produtividade e segurança para o trabalho híbrido


    Ana Martins
     Share

    A transição digital provocada pela pandemia trouxe muitos desafios tecnológicos. Ao mesmo tempo em que as pessoas precisaram se adaptar ao trabalho remoto, as empresas precisaram rever suas estruturas para garantir a funcionalidade dos times, a segurança das informações e de uma maior vulnerabilidade para ataques cibernéticos . 

    No evento realizado no último dia 05 de abril, os executivos da fabricante reforçaram as inovações que o Windows 11 traz para o modelo de trabalho híbrido, com foco em gestão, produtividade e segurança. 

    A atualização do sistema operacional depois de seis anos do lançamento do seu antecessor traz recursos para melhorar a produtividade, e facilitar a integração e colaboração entre as equipes, melhorias  segurança, a integração entre múltiplos devices com a computação  em nuvem, além de recursos que ajudam as empresas na gestão de TI e no suporte remoto aos usuários. 

    Para os usuários, melhoria no design, usabilidade mais intuitiva, na organização da área de trabalho, recursos que integram contas pessoais e profissionais, e melhoram o foco e a produtividade. 

    Aqui estão as novidades enaltecidas pela fabricante: 

    Segurança

    A Microsoft trouxe melhorias na detecção de phishing, com o Microsoft Defender Screen, que ao detectar o login em algum site malicioso, traz alertas e solicitação de mudanças de senhas. O Smart App Control impede o que se rode aplicativos não confiáveis ou não assinados dentro do sistema.

    O processador de segurança Microsoft Pluton também está sendo integrado ao sistema. O processador traz uma abordagem Zero Trust, e se integra ao CPU e ao sistema operacional do PC. 

    Flexibilidade com o acesso em nuvem

    A maior integração do Windows 11 com o Windows 365 visa remover as barreiras entre o PC local e a nuvem. Essa mudança permite  a mudança de um para outro em apenas um clique. Além disso, o Windows 365 passa a trabalhar também offline, permitindo que a sincronização entre os dois aconteça assim que a conexão for restabelecida. Com isso, o acesso ao seu computador pode acontecer de qualquer device, em qualquer lugar. 

    Para as empresas, o Windows 365 Business traz a possibilidade de uma melhor gestão da infraestrutura e das informações, e permitindo uma escalabilidade mais flexível, o que é bem-vindo quando se tem equipes com funcionários temporários, ou colaboradores externos, por exemplo, facilitando que toda troca de informações ainda aconteça dentro do ambiente da empresa. 

    Gestão de TI nas empresas

    O lançamento do Windows 11 também contempla melhorias na plataforma de gestão de devices para as empresas, o Microsoft Endpoint Management. As novas melhorias permitem um serviço de suporte remoto baseado em nuvem, que permite aos administradores verem as telas e assumir o controle das máquinas remotamente.

    WIN-11-M365-5-1024x555.thumb.jpg.3b82267a2556145d7bb5fdd82706982f.jpg
     

    O novo Microsoft Autopatch, que será lançado em julho, permite que as empresas testem as atualizações e correções com um grupo de usuários antes de passar para toda empresa. O sistema também permite paralisação e reversão total de atualização, caso ocorra algum problema. 

    Também é possível os administradores mandarem mensagens para grupos específicos que apareçam nas barras de tarefas ou nos desktops dos funcionários, isso ajuda a unificar a comunicação e trazer lembretes de avisos importantes, ou treinamentos, e etc. 
    A atualização também traz um novo recurso de aplicação das políticas das empresas, que faz com que o funcionário tenha que entrar no navegador Microsoft Edge antes de acessar recursos corporativos, impedindo que dados sejam copiados. 

    Recursos que favorecem a produtividade:

    Menu personalizado
    O Windows 11 também traz novidades no seu design. Primeiro com o menu personalizado, que passa a ficar no centro da tela, e agrupa aplicativos de forma inteligente, de acordo com o histórico e com a necessidade de uso. 

    windows-11-start-dark_web.thumb.jpg.a3384febf354bfecd74d6bcb301be81e.jpg

    Organização da área de trabalho
    É possível agrupar os aplicativos e dividi-los nas telas que usa. Isso facilita o acesso, e agrupar por atividades e demandas, e ter o que precisa à mão. E as divisões são mantidas mesmo quando você se desconecta de múltiplas telas.  

    windows-11-snap-screen_web.thumb.jpg.45aafc724b0b3321d98591550122bd74.jpgwindows-11-snap-desktop-screen_web.thumb.jpg.9dd19b6912bcf2772182f8a0cc2c61b6.jpg

    Pesquisa inteligente de pastas e arquivos

    Outra otimização é o menu de pesquisa de pastas e arquivos, com sugestões contextuais inteligentes, de acordo com o maior uso, e também é possível criar várias abas de pesquisa, o que permite melhor organização do acesso aos arquivos por projetos e assuntos. 

    WIN11_SV2_CML_File_Explorer_Tabs_16x9_en-US-1536x864.thumb.png.7bdb0fb00004ab30ccf1070157d333ad.png

    Melhoria na experiência de reuniões virtuais

    Visando deixar o contato virtual por vídeo mais natural, o sistema traz recursos inteligentes, que incluem foco automático de movimento, foco e limpeza da voz, desfoque automático do fundo, um sistema que traz a sensação de contato visual, com o uso de inteligência artificial. 

    E por fim, entre as tantas novidades apresentadas, o a nova versão do Windows permite a instalação de aplicativos Android no PC, e ainda traz recursos que melhoram a acessibilidade, com um sistema aprimorado de Live Caption, e Acesso por Voz, por exemplo; e funcionalidades para melhorar o foco no trabalho, com timer integrado e personalizado e o modo não perturbe inteligente. As atualizações já estão disponíveis e são gratuitas para quem tem a licença do Windows 10, desde que atenda as requisições necessárias.

    • Agradecer 1
     Share


    User Feedback

    Recommended Comments



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Restore formatting

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...