Jump to content

Fernando Mercês

Administradores
  • Content Count

    679
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Fernando Mercês


  1. 21 hours ago, Arthur Cypriano said:

    Em algum lugar, deveria ter um codigo especificando o que esse /near faz, certo?

    Certo! E você tá bem perto, olhando este print que você mandou. No hex dump você tá vendo a string "/near", no entanto, ao tentar disassemblar os bytes dessa string, o disassembler as interpreta como instruções, que não são. Por isso essa confusão de DAS, OUTS, POPAD, JB, etc. A questão é que estes bytes pertencem à string "/near" e não podem ser interpretados como código.

    O que você pode fazer aí é buscar por referências ao endereço 0067DFDC, ou seja, instruções que referenciem este endereço, por exemplo, um PUSH 0067DFDC, para encontrar trechos de código que utilizem essa string para fazer algo, o que provavelmente vai ter deixar perto de onde quer. Dependendo da versão do seu Olly, isso pode mudar um pouco, mas no 2.01 é clicar com o botão direito no primeiro byte aí no dump referente à string desejada, no caso, o 2F e escolher "Find references to -> Selected block" ou pressionar Ctrl+R.

    refsto.png.584f26cbfdc8e1c5c772f08a5d03d3b9.png

    O Olly vai te mostrar uma lista de endereços de instruções que referenciam este endereço de alguma forma, caso existam (há outras maneiras de referência indireta). Aí é investigá-los.

    Há outras maneiras também. Como o que você busca é uma referência à uma constante, pode buscar por ela (Search for -> Constant) e colocar o endereço da string (0067DFDC), selecionar "Entire block" e clicar em OK. Ou "Search for -> All constants..." para ver todos os trechos de código onde este endereço aparece.

    21 hours ago, Arthur Cypriano said:

    na aba "Executable Modules" eu encontei a linha C:\windows\system32\msvcrt.dll. Isso significa que o jogo foi feito em C!?

    C/C++, sim. Não vejo muito outro motivo pra carregar a biblioteca de runtime de C/C++ da Microsoft. 😉

    Em tempo, ótimas dúvidas. Recomendo você fazer o CERO e ler o nosso livro e acompanhar o curso de Ghidra que tá rolando também.

    Abraços!


  2. Não tem na estrutura. 😀

    O compilador poderia adicionar, mas que eu saiba nenhum faz por padrão. O GCC por exemplo adiciona uma seção .comment com a versão e tal, mas nada em relação ao timestamp:

    $ readelf -p .comment arquivo.elf
    
    String dump of section '.comment':
      [     1]  GCC: (GNU) 4.1.2
      [    13]  GCC: (GNU) 4.1.2
      [    25]  GCC: (GNU) 4.1.2
    [...]

    Resumindo, não conheço jeito.

    Abraço!


  3. O vídeo a seguir é uma apresentação de uma nova ferramenta do projeto GNU chamada poke, que é um editor de binários onde você pode carregar suas próprias estruturas e editar arquivos binários tipo ELF, PE, etc. Ainda está em desenvolvimento mas parece bem promissor! Não consegui compilar ainda mas com certeza depois de estudá-la vou fazer um vídeo sobre. Aliás, alguém quer ajudar na compilação?

    Site: http://jemarch.net/poke.html

     


  4. Só agora vi esse tópico porque tava reorganizando o fórum hehe. Você diz tipo o pessoal que põe as certificações no título do LinkedIn ou cartão de visitas? Eu acho que pode ser um pouco de insegurança, mas entendo. No caso do LinkedIn (e na internet em geral) pode ser pra facilitar a busca também, quando estão buscando emprego. 🙂


  5. Em 28/09/2019 em 19:41, octavio rainha disse:

    nao acho que entendi   o próposito de escrever um módulo que cria um file em /proc

    O /proc é um sistema de arquivos virtual para os usuários consultarem informações do kernel e também dar instruções a ele, sem a necessidade de reiniciar o sistema. Por exemplo, dá pra habilitar roteamento (/proc/sys/net/ipv4/ip_forwarding) ou consultar informações do processador (/proc/cpuinfo), processos em execução, etc. Como programar um módulo é como se fosse extender o kernel, é bem útil que tal módulo escreva no procfs e também leia parâmetros de lá. ;)

    Tentei compilar rapidinho num kernel 5.x e também não rolou, mas não consigo parar agora para verificar. De fato, tem um trabalho a ser feito aí!

    Abraço!


  6. 23 horas atrás, Willm disse:

    talvez eu ensine se esse post tiver agradado o fórum

    Parabéns pelo tópico, @Willm! A mim agrade bastante pois sempre quis entender como isso funcionava. É uma área que nunca explorei, mas admiro muito!

    Curti o nariz e o ursinho hahaha

    Se for escrever mais, tem um leitor aqui já! 😌

    Abraço!


  7. Por padrão, o link Conteúdo não lido considera todo o portal, não somente o fórum. Como postamos notícias diariamente, é bem provável que elas sejam a maioria, já que os posts no fórum, artigos e outros tipos de conteúdo não são diários. Se você quiser ver somente os tópicos no fórum, pode criar uma pesquisa personalizada e selecionar somente "Tópicos" ou simplesmente filtrar no link "Conteúdo não lido" por "Tópicos" e aplicar as alterações:

    topico.png.8ccfd0e8bce158df7020f760796d1f68.png

    As notícias não estão no fórum, mas no portal. E sim, praticamente todas elas são mesmo baseadas em outras fontes, normalmente gringas. A ideia é dar acesso, pois nem todos os nossos leitores conhecem as fontes estrangeiras de notícias e/ou sabem inglês. Além disso, os textos costumam ser longos e nós também os resumimos. Sempre quando possível, adicionamos também algum paralelo com conteúdo nosso ou uma linha relacionada à realidade no Brasil. Sendo assim, é um serviço de busca, leitura, tradução, resumo e, quando possível, comentários sobre uma notícia publicada em veículos estrangeiros (normalmente em inglês).

    Em tempo, recentemente começamos a experimentar matérias próprias:

    Foram 100% escritas pela Bruna. Temos mais ideias de matérias próprias mas estas são mais demoradas e no momento é impossível atingir a frequência de uma por dia.

    Espero ter clareado.

    Abraço.


  8. Não entendi... Você se refere especificamente ao fórum "Outros"? Ou ao Fórum em geral? As discussões dependem de alguém iniciá-las. Tenho visto algumas postagens de tutoriais, mas poucas perguntas mesmo. De qualquer forma, hoje em dia na Internet se acha resposta pra tudo praticamente. Acho que no geral o conceito de fórum caiu um pouco nos últimos anos, mas creio que podemos deixar aí pra quem precisar. Não sei... O que vocês acham?


  9. Em 02/09/2019 em 11:43, Buiu disse:

    Podem colocar ou melhorar o sistema de likes=curtidas(agradecer),colocando mais emoticons.

    Oi @Buiu. Atualmente o fórum tem "curtir", "haha" e "l33t". Por hora a gente acha ok... O Instagram por exemplo só tem "curtir". 😁

    Numa próxima manutenção de emojis podemos considerar aumentar, mas não é prioridade pra gente agora. Estamos focando as energias no conteúdo. 😉

    Muito obrigado pelas sugestões!


  10. Legal o conteúdo, Lincoln. 🙂

    O exemplo da sys_read, no entanto, tem alguns errinhos: imagino que você queria ler de stdin e não de stdout. O conteúdo lido vai para o ponteiro em ecx e, por fim, o inteiro em edx define a quantidade de bytes a serem lidos. Corrige aí. 👍

    Abraço!


  11. Hi @horsicq! First of all, it's nice to have you here. Welcome! 🙂

    I'm probably wrong but I remember of a DLL that used be shipped in binary form with DIE sources (maybe the engine?), but that was probably before you move the code to Github. Sorry about the confusion.

    It's all clear now. Thanks for delivering this great project to the community!


  12. A gente tem programada uma reorganização do fórum com maior subdivisão de áreas, mas não é urgente. Quem tiver dúvidas pode postar no fórum "Programação" ou "Engenharia Reversa", dependendo do enfoque e não há nada que impeça tais dúvidas de serem respondidas.

    Abraço!

×
×
  • Create New...