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  • Entendendo 3 vulnerabilidades no sistema de compras da Microsoft

       (2 análises)

    astrounder

    As 3 vulnerabilidades que serão explicadas neste artigo foram reportadas para o MSFT, para o pessoal interno do Xbox Brasil e Microsoft Games, porém mesmo depois de mais de 6 meses lutando pela correção das vulnerabilidades não houve interesse da Microsoft em corrigi-las. Por esse motivo decidi publicá-las.

    Nota: Existem mais vulnerabilidades como essas que o MSFT informou não ter impacto que também serão publicadas em breve.

    Depois de bypassar os meios de pagamento e de assinar os serviços de assinatura do Gamepass através da Sandbox dos desenvolvedores da Microsoft, encontrei outras 3 falhas de lógica nos processos de pagamento da Microsoft.

    Vulnerabilidade 1 - Entendendo a vulnerabilidade que permite gerar notas fiscais dos jogos de Xbox sem comprá-los e a possibilidade de lucrar através do Nota Fiscal Paulista:

    Este bug permite que um agente malicioso gere Notas Fiscais de jogos do Xbox mesmo que a compra não seja realizada. Essa vulnerabilidade pode ser usada por um golpista para ganhar dinheiro através de perdas financeiras da Microsoft, pois existe a possibilidade do consumidor resgatar parte do valor pago em imposto através do programa chamado “Nota Fiscal Paulista”.

    Como a Microsoft Store gera NFs (Notas Fiscais) sem nenhum tipo de controle, é possível tentar realizar a compra de jogos em pré-venda sem pagar por eles e mesmo quando as licenças dos jogos são revogadas por falta de pagamento, o golpista receberá a fatura do jogo como se tivesse realizado a compra. Com isso, o Xbox pagará o valor do imposto do jogo vendido e o golpista poderá lucrar até 30% do valor do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

    Reproduzindo a falha

    Primeiro precisamos lembrar de uma das primeiras vulnerabilidades que reportei a Microsoft, na qual era possível comprar os jogos da Microsoft Store sem pagar por eles. Reproduzindo a primeira vulnerabilidade:

    1. Registramos um cartão válido na nossa conta do Xbox Live ou MSA.
    2. Cancelamos e bloqueamos o cartão de crédito no banco emissor. Também podemos utilizar uma conta do paypal sem nenhum cartão de crédito cadastrado ou um cartão de crédito pré-pago.
    3. Agora com cartão inválido, conta do paypal ou cartão pré-pago podemos comprar os jogos em pré-venda. Como a cobrança também pode ser realizada 10 dias antes do lançamento, conseguimos baixar os jogos sem termos o valor do jogo debitado.
    4. A tentativa de débito do cartão registrado será realizada 10 dias antes do lançamento do jogo e você poderá receber várias notificações informando sobre a falha no pagamento.
    5. Nesse momento é que era encontrada a primeira falha, pois a licença do produto não era revogada.

    Agora com a correção da vulnerabilidade e com a licença revogada, não teremos acesso ao produto, porém o restante dos processos financeiros continuarão independente do pagamento ser realizado ou não. Com isto, quando a Microsoft revogar a licença do jogo, podemos ir até a nossa conta MSA e notar que receberemos a nota fiscal do produto sem pagar por ele.

    Entendendo como ganhar dinheiro com a falha

    1. O agente malicioso usa o bug para obter várias faturas sem pagar pelos jogos. Exemplo: o invasor compra R$ 10.000 em jogos usando várias contas MSA.
    2. A Microsoft vai gerar a Nota Fiscal e pagar R$ 1.700 para a cidade de São Paulo (a taxa é de mais ou menos 17%.).
    3. Mesmo que o pagamento dos jogos não seja realizado, o agente malicioso recebe as Notas fiscais após ter as licenças dos jogos revogadas pela Microsoft.
    4. O golpista entra no site https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx e resgata R$ 510 do seu CPF (ou CPFs de laranja). Com isso em mente, podemos criar várias contas e dessa maneira comprar o mesmo jogo várias vezes:
      1. 1 conta MSA comprando R$ 10.000 irá resgatar R$ 510 com o Nota Fiscal Paulista;
      2. 10 conta MSA comprando R$ 10.000 irá resgatar R$ 5,100 com o Nota Fiscal Paulista;

    Obs.: o salário mínimo no Brasil é de R $ 1.100. O golpista pode atingir quase 5 vezes essa quantidade aplicando golpes na Microsoft.

    PoC

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    Vulnerabilidade 2 - Entendendo a vulnerabilidade que permite adicionar dinheiro infinito na carteira da Microsoft Store:

    Continuando a mesma reprodução do bug anterior: quando recebemos as Notas Fiscais dos jogos comprados, mas não recebemos o jogo comprado.

    Existe uma janela que você poderá jogar os jogos comprados com o bug de 1-3 dias depois do seu lançamento. Depois disso a licença do jogo será revogada e você não poderá jogá-lo mais.

    Com isso, há algum processo que faz a validação para identificar se o usuário que recebeu a nota fiscal também recebeu o jogo. Caso o usuário mesmo depois de receber a Nota Fiscal ainda não tenha recebido o jogo, o valor da compra será estornado para o cartão de crédito cadastrado. No entanto, como não temos cartão válido para o estorno, não recebemos o valor de volta.

    Para amenizar toda essa confusão com a compra e para agradar seu cliente, a Microsoft envia um “mimo” de R$ 27,00, mas o que acontece se reproduzirmos esse mesmo bug várias vezes seguidas? Bom, eis a resposta:

    PoC

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    Sendo assim é possível pacientemente executar várias vezes esse processo para receber dinheiro de reembolso.

    Um agente malicioso poderia criar várias contas, adicionar dinheiro na carteira dessas contas e revender os jogos da loja. Como existe a opção de comprar o jogo como presente, os jogos poderiam ser enviados a qualquer usuário do Xbox Live.

    Outro ponto importante é que não existe segregação nas lojas da Microsoft Store e Xbox. Sendo assim, caso seja adicionado um bom valor à conta do usuário, além dos jogos este usuário poderá comprar licenças do Windows, Office 365, mouses, notebooks, etc.

    Vulnerabilidade 3 - Entendendo a vulnerabilidade que permite comprar jogos versão Ultimate/Deluxe/Definitiva e pagar apenas pelo jogo Standard:

    Ainda seguindo a mesma lógica dos bugs reportados anteriormente... Além das duas vulnerabilidades acima, reportei a vulnerabilidade que permite que eu possa comprar jogos standard e usufruir da versão Ultimate. Como seria isso?

    Reproduzindo a falha

    1. Siga os mesmos passos que usamos para gerar as notas fiscais sem pagar pelo jogo. A diferença é que nesse caso devemos escolher a versão mais cara do jogo (lembrando que esse bug irá funcionar para jogos em pré order).
    2. Realizando o teste no jogo Watch Dogs Legion no qual a edição Standard custa R$ 279,95 e a edição Ultimate custa R$ 459.95.image.png.a26cc56b775ec42e05c392a8e87e4ee4.pngimage.png.3c5fab30d159af9f67cdc1b3c3f57b2a.png
    3. Compramos o jogo edição Ultimate com um cartão inválido e quando este jogo for lançado teremos a licença revogada. Se tentarmos jogá-lo depois do seu lançamento receberemos a mensagem que o jogo deve ser comprado novamente (até aí tudo bem).

    O problema é que a Xbox revoga apenas a licença do jogo e não a licença dos conteúdos premium, Season Pass, DLCs, etc. Nesse caso, apesar de não termos mais a licença do jogo base, ainda temos a licença de todo o resto do conteúdo premium.

    Agora para usufruir do jogo edição Ultimate (valor R$ 459,95), precisamos apenas comprar a versão standard do jogo pagando os R$ 279,95. Isso nos dá uma economia e prejuízo para a Microsoft/Ubisoft de R$ 180,00.

    Referências


    Revisão: Leandro Fróes
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    Rafael Lima

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