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  • Forçando um game a rodar no Vista

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    Fernando Mercês
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    Muitos jogos antigos apresentam problemas ao serem executados ou simplesmente instalados no Windows Vista. Isto acontece por conseqüência de diversos fatores, mas o principal é que quando o jogo (ou software) foi desenvolvido, o Windows Vista ainda não estava no mercado, o que impediu testes de serem realizados, entre outros aspectos.

    Este artigo mostra um exemplo de como utilizar a ER para estudar o executável do game e saber o que o impede de rodar no Vista.

    Você verá como uma simples alteração em 2 bytes de um arquivo PE pode salvar seu fim de semana.

    Ao tentar instalar o jogo Mortal Kombat 4 (PC) no Windows Vista Home Basic, obtivemos um erro fatal que dizia: “Start Menu Error”. A única opção era clicar no botão OK, que encerraria a execução do programa de instalação.

    Numa tentativa de contornar tal situção, copiamos o conteúdo do CD-ROM para um diretório no disco rígido e tentamos executar o game pelo seu executável direto, o MK4.EXE. Isso resultou no seguinte erro:

    1-mk.png.d6706c78c917b8d21685d1c034608938.png

    É notável que o executável checa se a instalação do jogo foi feita e, como não foi feita, recebemos a mensagem acima. Ao clicar em OK, o processo é encerrado.

    Mas o que será que o jogo checa para saber se está instalado ou não? Para responder a essa pergunta precisaremos de um debugger de executáveis. Um aplicativo que mostra, em assembly, as rotinas executadas por arquivo PE. Usaremos o OllyDbg para tal função.

    Ao abrir o executável MK4.EXE no OllyDbg, vamos procurar pela string de texto contida na mensagem de erro da primeira imagem. Para isto, clique com o botão direito do mouse no primeiro quadrante e escolha “Search for > All referenced text strings”, como sugere a imagem abaixo:

    2-strings.png.6e6e59b1f3bbb79913d8e3efa44f93a3.png

    A próxima tela mostra uma lista contendo todas as strings de texto encontradas e entendidas no arquivo MK4.EXE. Nela, clicando novamente com o botão direito do mouse e escolhendo “Search text”, abrirá uma janela como a mostrada abaixo e então digitamos o texto “CD” (sem aspas) e marcamos a opção para diferenciar o caso, para filtrar a pesquisa.

    3-cd.png.e2b52847efbe522aab2ca7b1080648a3.png

    Isso foi feito para encontrarmos a string de texto que nos foi exibida no erro incial, lembra-se? O texto era “Mortal Kombat 4 is not installed. Run Setup from the CD”. Por isso buscamos a palavra “CD”, para achar essa string dentro do executável do jogo, o que nos leva para próximo da rotina onde esta mensagem é chamada.

    Vamos ver o resultado na imagem abaixo:

    4-search.png.eb1958b7aa589c43e798b4599ad964b7.png

    O Olly nos mostra que no endereço 004AD2B1, o comando é PUSH 004F474C, que vai empurrar para a memória (stack) o nosso texto. Para localizarmos exatamente onde está este comando no programa, basta darmos um ENTER nesta linha e a tela abaixo é exibida.

     5-jnz.png.6cd2d7b251c6d98d516af9f595dd4b16.png

    Entramos no bloco onde o texto do erro é exibido na tela. Vamos subir um pouco para ver o que vem antes.

    Na linha 004AD299 temos um CALL (como um GOTO) e, depois que a CALL temina e o programa volta para sua execução normal, temos um TEST EAX, EAX, que é um comando que verifica se o conteúdo de EAX é zero. Então podemos prever que a CALL altera o valor de EAX.

    Mais abaixo, temos um JNZ 004AD2D4. Esse JNZ significa Jump if Not Zero (Pule se não for zero), o que quer dizer que a execução do programa saltará para a linha 004AD2D4 se o conteúdo de EAX não for zero.

    Bom, se a execução não saltar e seguir abaixo, cairemos na mensagem de erro. Se saltar, a pularemos. Então seria interessante alterar essa parte do programa para que sempre salte para a linha 004AD2D4. Isso significa que independente do resultado do teste anterior (TEST EAX, EAX) o salto ocorrerá, sempre. Assim nunca cairemos na mensagem novamente e programa continuará sua execução normal.

    O comando que faz o papel de salto incondicional em assembly é o JMP (Jump). Então, vamos alterar o JNZ da linha 004AD2A0 para JMP (e manter o resto da linha). Para isso, basta selecionar a linha e apertar a barra de espaços, depois clicar em Assemble.

    6-assemble.png.4dec9e693e01ab1c50fb0914511ae228.png

    Feito isso, o Olly marca nossa alteração em vermelho. Clicando com o botão direito do mouse sobre a alteração (ou próximo) e escolhendo “Copy > All modifications”, uma tela com as modificações abre e então basta clicar novamente com o botão direito e escolher “Save file”.

    7-save.png.43fb7234f94c245cba08e342f66ecc41.png

    Dei o nome de MK4-mod.EXE para facilitar o reconhecimento. Agora vamos ao teste. Ao executar este novo executável modificando, vemos o jogo rodando:

    8-win.png.f3850a60939382edbd3ef80fa5a7f716.png

    É importante esclarecer que os passos descritos aqui não são genéricos e não servem para todos os softwares que não funcionam, em primeira instância, no Vista. O funcionamento depende de vários fatores e principalmente do nível de integração do software com o SO para o qual ele foi desenvoldido.

    O objetivo deste artigo foi demonstrar como a ER pode nos ajudar a resolver pequenos (e grandes, por quê não?) problemas do dia-a-dia na informática. Este é um dentre dezenas de exemplos de uso da ER para soluções que seriam um pouco difíceis sem ela.


    Revisão: Leandro Fróes
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    • By Fernando Mercês
      No últmo artigo falei sobre como montar uma máquina virtual básica para ER em Windows. Agora chegou a vez do Linux, já que o mundo não é feito só de PE. 🙂
       A ideia aqui é montar um ambiente legal para reverter binários ELF. Dá uma olhada neste vídeo (em tela cheia de preferência) pra ter uma ideia do poder dessas ferramentas:
      Legal né? Então mãos à obra!
      Máquina virtual
      1 GB de memória Placa de rede em modo NAT Sistema operacional
      Utilizo a ISO netinstall do Debian 64-bits, mas como sempre você é livre para utilizar a distribuição que quiser, só que este artigo é escrito com base nesta. 😉
      Algumas dicas de instalação:
      Não utilizar seu nome verdadeiro na criação da conta de usuário. Não instalar as extensões do software virtualizador como VMware Tools ou VirtualBox Guest Additions. Não configurar nenhuma regra de firewall ou qualquer software de proteção. /etc/apt/sources.list
      Eu deixo do seguinte jeito:
      deb http://deb.debian.org/debian/ testing main contrib non-free deb-src http://deb.debian.org/debian/ testing main contrib deb http://security.debian.org/debian-security testing-security main contrib non-free deb-src http://security.debian.org/debian-security testing-security main contrib O importante aqui é ter o contrib non-free após o main, já que alguns programas como o rar não são livres.
      Depois de configurado este arquivo, é bom atualizar os pacotes existentes:
      # apt update # apt upgrade -y Instalação de software
      Agora é hora de instalar os pacotes necessários:
      # apt install man gdb binutils vim strace ltrace ht build-essential tcpdump unhide foremost sudo p7zip-full rar unrar fasm gcc-multilib git file zip unzip python3-pip GEF
      Este é um plugin para o GDB que adiciona muitos recursos:
      # pip3 install capstone keystone-engine unicorn ropper # git clone https://github.com/hugsy/gef.git # echo "source $PWD/gef/gef.py" >> ~/.gdbinit Observações finais
      Após instalar todos os softwares, é de extrema utilidade criar um snapshot da máquina virtual, pra você voltar facilmente a este estado limpo após analisar um arquivo suspeito, por exemplo. Não precisa instalar um ambiente gráfico. Existe uma distribuição Linux chamada REMnux com foco em engenharia reversa, se você preferir.
    • By Fernando Mercês
      Versão 0.1 do nosso livro "Fundamentos para Engenharia Reversa", também disponível online.
    • By Felipe.Silva
      Livro em Português sobre Assembly em constante desenvolvimento. É de autoria do @Felipe.Silva, membro da comunidade aqui! 🤗
    • By Bruna Chieco
      O Siloscape é o primeiro malware que tem como alvo os contêineres do Windows – tecnologia para empacotamento e execução de aplicativos. Segundo o ThreatPost, o malware implanta backdoors e nós de invasão para obter credenciais de usuários.
      A campanha em andamento perfura os clusters do Kubernetes – sistema de orquestração de contêineres open-source – para a implantação de backdoors, permitindo que os invasores roubem dados e credenciais do usuário ou sequestrem bancos de dados inteiros hospedados em um cluster.
      Segundo a reportagem, o malware foi descoberto pelo pesquisador de segurança da Unidade 42, Daniel Prizmant, que o apelidou de Siloscape, ou "Fuga do Silo". O malware explora vulnerabilidades conhecidas em servidores da web e bancos de dados para comprometer os nós do Kubernetes e os clusters de backdoor. 
      Prizmant fez um trabalho de engenharia reversa para conseguir se conectar ao servidor de comando e controle (C2) do Siloscape, onde descobriu que estava hospedando um total de 313 usuários. Isso implica que o Siloscape é uma pequena parte de uma campanha mais ampla, observou ele. Prizmant destaca que o Siloscape é um malware fortemente ofuscado. 
      Os pesquisadores da Unidade 42 identificaram 23 vítimas do Siloscape e disseram que as evidências indicam que a campanha foi lançada há mais de um ano, podendo ter iniciado em janeiro de 2020. 
      A recomendação é que os usuários sigam o conselho da Microsoft para não usar contêineres do Windows como um recurso de segurança. Em vez disso, a Microsoft recomenda o uso estritamente de contêineres Hyper-V para qualquer coisa que dependa da conteinerização como limite de segurança. 
    • By Leandro Fróes
      Depois de muita espera a NSA anunciou oficialmente a inclusão de um debugger no Guidra na sua versão 10.0. Depois de muita discussão sobre esta possibilidade o time de desenvolvimento do framework lançou uma release beta da versão 10.0 ontem!
      Neste momento o debugger suporta analisar aplicações em userland e consegue debuggar tanto binários Windows quanto Linux (utilizando o gdb neste caso). Para quem quer começar logo de cara o Guidra disponibiliza um tutorial de início rápido em Help -> Guidra Functionality -> Debugger -> Getting Started:

      Existem várias formas de iniciar o debugger, desde clicando com o Botão direito -> Open With -> Debugger até direto da sua Project Window do Guidra clicando no ícone de "bug" debaixo de "Tool Chest", como mostrado abaixo:

      Uma vez que a ferramenta é inicializada você deve importar o arquivo a ser depurado para a ferramenta. Uma das formas de fazer isto é simplesmente o arrastando da Project Window. Uma fez carregado podemos ver a cara do mais novo debugger do Guidra:

      Algumas das funcionalidades são: debugging remoto utilizando GDB e windbg, rodar o debugger direto no programa do qual você está analizando estaticamente e tracing de memória.
      Além disso ele também conta com as funcionalidades básicas de um debugger como utilização de breakpoints, listagem de regiões de memória mapeadas, estados dos registradores e uma interface de linha de comando própria.
      Todas as funcionalidades listadas aqui possuem sua própria View, isto é, sua própria janela dentro da ferramenta:


      Vale lembrar que esta release está em sua versão beta e tem como objetivo principal coletar o feedback da comunidade. Caso queira dar uma testada e/ou dar um feedback pra galera do Guidra basta baixar a release clicando no botão abaixo 😉.

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