Sckoofer B Posted December 24, 2020 at 02:48 AM Share Posted December 24, 2020 at 02:48 AM (edited) -> https://www.hex-rays.com/products/decompiler/compare/compare_vs_disassembly/ Nota: não entendo nada, só to aqui de visita. : Eu gostaria de saber de alguns exemplos, na prática, que um Disassembler seria indispensável, ou seja, o seu uso seria de extrema importância para realizar a tarefa, sem ele não haveria como prosseguir (talvez a análise de código que se modifica sozinho, self-modifying code, talvez um malware)? Edited December 25, 2020 at 12:28 PM by Sckoofer B Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fernando Mercês Posted December 30, 2020 at 04:51 PM Share Posted December 30, 2020 at 04:51 PM Opa, acho que quando você quer saber exatamente o que um binário compilado faz, porque executando você só vê o que ele decidiu fazer. Por exemplo, se tiver um "se estivermos em dezembro faça algo, do contrário faça outra coisa" só veríamos com um disassembler. ? Abraço! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sckoofer B Posted December 31, 2020 at 12:51 AM Author Share Posted December 31, 2020 at 12:51 AM Ah sim, então pelo o que entendi, um descompilador não seria capaz de mostrar uma representação completa de um código compilado, já um disassembler é o "pacote completo" ?. É bom saber disso, sendo assim o pessoal do hex-rays estava apenas defendendo o uso do descompilador deles, pois está presente na versão paga do IDA (IDA Pro), e eles, como muitos comerciantes, estavam fazendo a propaganda do produto deles, tentando convencer as pessoas à pagar mais de 500 dólares pra conseguir essa opção, pois é. E ainda vejo que é vantajoso saber interpretar o disassembler, pois não dispensa ferramentas que não dispõe de um descompilador. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fernando Mercês Posted December 31, 2020 at 12:09 PM Share Posted December 31, 2020 at 12:09 PM Ah, agora que me liguei que a comparação é com descompilador. Desculpe, li muito rápido. Minha opinião é: os disassemblers não são perfeitos. Os decompilers menos ainda. Frequentemente não conseguem inferir o tamanho de um array ou o número de argumentos de uma função por exemplo, que você só vai ter certeza ao avaliar no disassembly (considerando a convenção de chamadas). O próprio IDA tem uma aba “Problems” pra você avaliar tudo o que ele inferiu ou não conseguiu decidir sobre. ? Abraço! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts