Jump to content

Disassembly vs Decompiler. Por que não usar apenas um Decompiler para conseguir o código fonte?


Sckoofer B

Recommended Posts

-> https://www.hex-rays.com/products/decompiler/compare/compare_vs_disassembly/

Nota: não entendo nada, só to aqui de visita.

: Eu gostaria de saber de alguns exemplos, na prática, que um Disassembler seria indispensável, ou seja, o seu uso seria de extrema importância para realizar a tarefa, sem ele não haveria como prosseguir (talvez a análise de código que se modifica sozinho, self-modifying code, talvez um malware)?

 

Edited by Sckoofer B
Link to comment
Share on other sites

Ah sim, então pelo o que entendi, um descompilador não seria capaz de mostrar uma representação completa de um código compilado, já um disassembler é o "pacote completo" ?.

É bom saber disso, sendo assim o pessoal do hex-rays estava apenas defendendo o uso do descompilador deles, pois está presente na versão paga do IDA (IDA Pro), e eles, como muitos comerciantes, estavam fazendo a propaganda do produto deles, tentando convencer as pessoas à pagar mais de 500 dólares pra conseguir essa opção, pois é.
E ainda vejo que é vantajoso saber interpretar o disassembler, pois não dispensa ferramentas que não dispõe de um descompilador.

Link to comment
Share on other sites

Ah, agora que me liguei que a comparação é com descompilador. Desculpe, li muito rápido.

Minha opinião é: os disassemblers não são perfeitos. Os decompilers menos ainda. Frequentemente não conseguem inferir o tamanho de um array ou o número de argumentos de uma função por exemplo, que você só vai ter certeza ao avaliar no disassembly (considerando a convenção de chamadas).

 O próprio IDA tem uma aba “Problems” pra você avaliar tudo o que ele inferiu ou não conseguiu decidir sobre. ?

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...