Ir para conteúdo

Sou novo e estou perdido.


brunojokubauskas

Posts Recomendados

Bem, eu tenho muito interesse na área e sempre tive. Gosto desde SI até a área de desenvolvimento. Estou fazendo faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Fatec e estou perdido. Estou com dificuldades nas matérias de Arquitetura e Organização de Computadores e em uma certa dificuldade em lógica. Tô preocupado com a P2, tenho que tirar no minimo um 7,5 pra passar. Estão passando com Pascal e no próximo semestre vão passar C. Vou fazer diferente no semestre que vem pra não dar aquele stress igual está dando atualmente.  Alguém já passou por essa situação?  Quero liberar pelo menos 3 matérias. E as provas vao ser no final do mês, tô muito perdido e desesperado pois tô com medo de não liberar as que eu quero.  Qualquer conselho é bem vindo. E outra, como eu poderia intercalar no ´próximo semestre, estudos para arrumar emprego, fora os da faculdade? Intercalar tranquilame nte faculdade + estudo por fora.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!! Bem vindo primeiramente.

Passei exatamente por isso em um período da minha faculdade (que também é Analise de Sistemas) e vou relatar o que fiz/faço para lidar com isso.

Suponha que você tenha 5 matérias: Pascal, Arquitetura, Contabilidade, Administração geral e Economia. Nota-se logo de cara que há uma diversificação um tanto grande de algumas matérias, mas vamos dar uma olhada em Pascal/Arquitetura, elas tem tudo a ver, certo? Lógica, linguagem de programação e arquitetura de computadores tem tudo a ver, use isso ao seu favor. Estude estas materias que se relacionam mais a fundo e procure sempre relaciona-las, tenha sempre uma visão curiosa do por que das coisas. As outras matérias estude apenas para passar(a não ser que você de fato goste delas também), afinal passar é "preciso" se um diploma for seu objetivo.

Sobre dificuldade com lógica eu não sei o que ti recomendar a não ser estudar um pouco sobre fluxogramas e ler um pouco sobre teoria de algoritmos, fora a própria programação (eu não sei livros sobre isso, mas há vários, só dar uma "googlada"). Sobre arquitetura, poderia me dizer quais livros eles ti recomendam e no que vc tem dificuldade exatamente?

Faça uma linha de estudos mediano para aquilo que você precisa passar e tudo o que você ver que agrada/tem a ver com S.I priorize, com isso você passa em tudo e mata 2 coisas com uma porrada só, faculdade e o prazer de estudar os fundamentos da S.I.

Espero ter ajudado em algo maninho, estas dicas foram para vc melhorar o desempenho da faculdade etc. Caso queira saber como iniciar em S.I aconselho dar uma olhada neste artigo aqui.

Qualquer coisa estou por aqui :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, algo que estou com dificuldade em AOC é Circuitos Lógicos, Tabela Verdade. Sei de alguns pontos fracos meu em relação a essa matéria e sei o que tenho que melhorar, mas no caso, vou focar nela só pra passar.   Fico meio perdido em fazer a "linha de estudos", não sei como me organizar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo... vou explicar as operações que sei que são: AND, OR, XOR e NOT. O que elas fazem é exatamente isto que o nome sugere, mas vamos aos exemplos:

Pense em binário e atribua 1 como verdadeiro e 0 como falso e olhe para o seguinte circuito (sim, bem artístico):

0 --------|

                    |-------- - ?

1 --------|

Temos aqui o 0 em cima e o 1 em baixo. A operação AND diz que só podemos "passar" se OS DOIS forem verdadeiros, então ali qual o resultado? Zero!! Pois se perguntarmos "Ele passa?" A resposta seria não, pois apenas um bit é 1 ali. Aqui está uma linha desta tabela: 0 | 1 | 0 onde 0 AND 1 resulta em 0.

A operação OR, ao contrário da AND permite passar se ao menos um dos dois bits ali de cima foram 1, entenda  que será 1 o resultado se "ou um ou outro" forem verdadeiros. Ali passaria então, certo? E se fosse 0 | 0 ? Não passaria, afinal ambos são falsos.

A operação XOR significa Exclusive OR, ou seja, só passará se tiver APENAS UM (considerando os dois bits do exemplo) dos bits como verdadeiros. Com isto, 0 | 0 ou 1 | 1 resultarão em 0.

A operação NOT  simplesmente inverte os bits, o que é 0 vira 1 e o que é 1 vira 0.

 

Talvez a aplicabilidade disso seja algo complicado pra quem está começando, mas temos que ter em mente que o processador "só entende" sinais elétricos, né? Considerando o 0 como "não tem sinal" e o 1 como "tem sinal" podemos dizer o que quisermos para o processador. Um processador pode ler o número 255 se passarmos a seguinte sequência para ele: 11111111, ou seja, 8 "sinais", mas e se ele quiser ler o número zero? Terá que passar vários bits com 0 ? Não! A operação NOT pode ser usada em cima destes 8 bits e economizar tempo 9_9

Por mais que o exemplo esteja fraquinho espero que tenha clareado um pouco a importância das operações e da notação binária na computação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E cara eu to muito perdido. TI é uma área muito abrangente e não sei no que focar. Por exemplo, eu AMO redes mas não sei como fazer uma planilha e como fazer uma leitura técnica.  Eu penso em desistir, mas não quero não.  Eu penso ir pra área web como emprego. Mas penso em e estudar coisas foras, e não consigo focar em uma só, fora a faculdade.  Eu gosto muito dessa área, mas pelo fato de me sentir sobrecarregado e perdido tá me agonizando um pouco. Não penso em desistir por não me vejo em outra área.  Mas preciso de um rumo dentro da área.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, brunojokubauskas disse:

E cara eu to muito perdido. TI é uma área muito abrangente e não sei no que focar. Por exemplo, eu AMO redes mas não sei como fazer uma planilha e como fazer uma leitura técnica.  Eu penso em desistir, mas não quero não.  Eu penso ir pra área web como emprego. Mas penso em e estudar coisas foras, e não consigo focar em uma só, fora a faculdade.  Eu gosto muito dessa área, mas pelo fato de me sentir sobrecarregado e perdido tá me agonizando um pouco. Não penso em desistir por não me vejo em outra área.  Mas preciso de um rumo dentro da área.   

Cara, acho que deve fazer o que o Leandro indicou. Tira um tempo para ler sobre as áreas que vocês tem interesse. Procura no google/youtube como é a vida daquele profissional e vai afunilando o que você gosta mais. Só que independente da área que você escolha computação é uma coisa só, aquela velha história "é tudo 0 e 1 com operações lógicas". 

Outra coisa, não se desespere. Se você realmente gosta da área leia com calma, tente entender os conceitos e como aplicá-los. Não adianta tentar aprender tudo de uma vez só. Em computação o raciocínio lógico é imprescindível, então tente treinar essa parte. Se você já programa, procure desafios de lógica para resolver. Só não se atole de informação por que se não vai agonizar muito mesmo. 

Redes é chatinho até o momento que você começa a entender como funciona. No fim de tudo e abstraindo ao máximo é só organização e interpretação de dados. Uma forma de aprender que eu utilizo é a seguinte. Primeiro pega papel e caneta, e abra o google. Procure algo que você gostaria de fazer, qualquer coisa. Tu escreve essa coisa no centro da folha, é o tópico principal. Você vai pesquisar por ela, ler sobre (não se desespere, você talvez não entenda 90%), anote os pontos que você não entende e que sejam críticos para desenvolver. Agora você vai fazer a mesma coisa com os pontos críticos, pesquisar e anotar. Vai fazer isso até chegar no tópico mais profundo que você entendeu bem o que é e vai subindo pros tópicos que você não entendia por causa desses pontos chaves. Vai chegar uma hora que as coisas vão começar a se relacionar. Nosso cérebro funciona assim, ligando fatos, conectando pontos chaves. Só que para isso você precisa ser paciente, pq é algo que leva tempo.

Quando você estudar e ferver a cabeça, dá um tempo, faça algo tranquilo que você curta. Nesse tempo seu subconsciente estará conectando esses pontos para você. Depois volte ao mesmo tópico que eu garanto que você vai estar entendo melhor.

Espero ter ajudado de alguma forma. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...