Yan Posted April 22, 2021 at 07:51 PM Share Posted April 22, 2021 at 07:51 PM Olá! Sou novo aqui, se coloquei o fórum na categoria errada, me perdoem. Estou aprendendo assembly e uso GNU/Linux Kubuntu 20.4; instalei o depurador edb para cumprir a função que o olly faz no Windows. Minha dúvida é: O edb executa arquivos .exe sem necessidade de algum conversor? Estou tendo um problema para executá-lo: System: Kubuntu 20.4 Kernel: 5.8.0-50 generic Ou seria necessário o código fonte para compilá-lo no GNU/Linux? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administrators Fernando Mercês Posted April 24, 2021 at 01:11 AM Administrators Share Posted April 24, 2021 at 01:11 AM Salve! Bem vindo! Executa sim, sem necessidade de converso. Não faltou uma permissão de execução aí não (chmod +x arquivo)? Abraço! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Yan Posted April 24, 2021 at 05:48 AM Author Share Posted April 24, 2021 at 05:48 AM 4 hours ago, Fernando Mercês said: Salve! Bem vindo! Executa sim, sem necessidade de converso. Não faltou uma permissão de execução aí não (chmod +x arquivo)? Abraço! Fernando, boa noite! Segue print : Mesmo com o chmod, ele retorna este erro. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administrators Fernando Mercês Posted April 26, 2021 at 02:06 AM Administrators Share Posted April 26, 2021 at 02:06 AM Boa noite! Ah, é um .exe? No Linux, o edb só suporta os formatos nativos (ELF, a.out, etc). Tenta com um ELF nativo do sistema, tipo o /bin/ls. ;) Abraço! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe.Silva Posted April 26, 2021 at 01:28 PM Share Posted April 26, 2021 at 01:28 PM O próprio Wine tem um debugger (winedbg) que você pode utilizar para depurar um .exe, dá para usar ele como gdb's server com a opção --gdb, caso você saiba usar o gdb... Porém o que o edb (e outros debuggers) faz é depurar processos e não arquivos executáveis. Se você pode iniciar um processo para o .exe então você pode depurá-lo. O passo-a-passo fica: Execute o .exe com o Wine. Abra o edb com privilégios root, menu "File" clique em "Attach". Procure pelo processo, dá para pesquisar pelo nome ou pelo PID. É necessário executar o edb como root porque é necessário privilégios root para poder fazer esse attach no processo em execução. Ah, um detalhe: É necessário que o processo se mantenha em execução para você poder fazer isso. Se ele finaliza imediatamente após iniciar você não vai conseguir fazer o attach. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administrators Fernando Mercês Posted April 27, 2021 at 09:19 PM Administrators Share Posted April 27, 2021 at 09:19 PM Nussa, jamais pensaria nisso! haha boa fica, Felipe! ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.