Jump to content

Falha ao executar edb

Yan

Recommended Posts

Olá!

Sou novo aqui, se coloquei o fórum na categoria errada, me perdoem.

Estou aprendendo assembly e uso GNU/Linux Kubuntu 20.4; instalei o depurador edb para cumprir a função que o olly faz no Windows.

Minha dúvida é:

O edb executa arquivos .exe sem necessidade de algum conversor? Estou tendo um problema para executá-lo:

image.png.0289711d71ed2ed919a643db9ec834f2.png

System: Kubuntu 20.4
Kernel: 5.8.0-50 generic

Ou seria necessário o código fonte para compilá-lo no GNU/Linux?

Edited by Yan

O próprio Wine tem um debugger (winedbg) que você pode utilizar para depurar um .exe, dá para usar ele como gdb's server com a opção --gdb, caso você saiba usar o gdb...

Porém o que o edb (e outros debuggers) faz é depurar processos e não arquivos executáveis. Se você pode iniciar um processo para o .exe então você pode depurá-lo. O passo-a-passo fica:

1. Execute o .exe com o Wine.
  2. Abra o edb com privilégios root, menu "File" clique em "Attach". Procure pelo processo, dá para pesquisar pelo nome ou pelo PID.

É necessário executar o edb como root porque é necessário privilégios root para poder fazer esse attach no processo em execução. Ah, um detalhe: É necessário que o processo se mantenha em execução para você poder fazer isso. Se ele finaliza imediatamente após iniciar você não vai conseguir fazer o attach.

• Curtir 2