Ir para conteúdo

Problema em gerar executável no Windows - PoC Aprendendo Assembly


Paulo Ferr

Posts Recomendados

Olá,

Estou estudando Assembly no Windows pelo livro Aprendendo Assembly e para gerar um aqruivo objeto em NASM eu envio este comando:

nasm assembly.asm -f win64

o que gera um arquivo assembly.obj. Entretanto não consigo linkar com o main.o do arquivo C para gerar o executável final. Envio o print da mensagem de erro para tentar obter alguma ajuda.

 

print.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 30/09/2021 em 13:48, Paulo Ferr disse:

Olá,

Estou estudando Assembly no Windows pelo livro Aprendendo Assembly e para gerar um aqruivo objeto em NASM eu envio este comando:

nasm assembly.asm -f win64

o que gera um arquivo assembly.obj. Entretanto não consigo linkar com o main.o do arquivo C para gerar o executável final. Envio o print da mensagem de erro para tentar obter alguma ajuda.

 

print.png

Conseguiu resolver o problema? também estou passando por ele..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Fernando Mercês disse:

Envia o código também, pra gente dar uma olhada. ?

 

Olá Fernando, o código que utilizei foi o do próprio tutorial:

bits 64

global assembly
assembly:
  mov eax, 777
  ret

O objeto é criado, mas não dá pra linkar com o main.o; pesquisei sober o error e, se entendi corretamente, o problema seria no arquivo assembly, a sua estrutura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu não tenho certeza, mas acho que o NASM requer símbolos globais começando com underscore. De qualquer forma, como você tá usando o gcc, acho que ele vai buscar a main. Então tenta aí:

bits 64

global main

main:
  mov eax, 777
  ret

Ou tenta com _main ao invés de main (altera nos dois lugares).

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Fernando Mercês disse:

Ah, você pode tentar linkar com o ld também: