William Minerva Posted March 6, 2022 at 02:07 AM Share Posted March 6, 2022 at 02:07 AM (edited) Oi gente, tudo bem? Eu estou praticando um exercício de programação que pede para fazer um programa que converta coordenadas polares para coordenadas cartesianas, e então eu fiz da seguinte forma: #include <stdio.h> #include <string.h> #include <math.h> int main() { float r, a; float x, y; scanf("%f %f", &r, &a); x = r * cos(a); y = r * sin(a); printf("%.2f %.2f", x, y); return 0; } Mas o problema é que eu queria escrever esse programa em forma de estruturas (struct), ou seja, criar um TAD para o ponto cartesiano com os campos x e y e um outro TAD para o ponto polar com os campos r e a. Eu estou tentando e não estou conseguindo, como eu faço? Se alguém puder me ajudar ou dar alguma dica eu ficaria agradecido. Edited March 6, 2022 at 02:08 AM by William Minerva 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administrators Fernando Mercês Posted March 6, 2022 at 04:19 PM Administrators Share Posted March 6, 2022 at 04:19 PM Opa, na verdade basta uma estrutura (struct) com as coordenadas cartesianas e um código que converta, que você já tem. ? Algo assim: struct coord { float x; float y; }; Aí você declara assim: struct coord c; Após declarar, você acessa os membros da uma struct com o operador . (ponto). Por exemplo, para colocar valores nos membros: c.x = 9.1; c.y = 3.4; Você vai precisar adaptar isso na sua chamada à scanf(). Depois de ter os valores preenchidos na sua struct declarada, é só converter, acessando da mesma maneira e imprimir os resultados. Se já souber usar ponteiros, pode fazer uma função que receba a struct e substitua os valores, ou que receba duas structs (uma com as coordenadas cartesianas e a outra vazia, para preencher as coodernadas polares). Mas se ainda não trabalhou com ponteiros, ou não é exigido pelo exercício, pode fazer na main() mesmo. Um abraço e boa sorte! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
William Minerva Posted March 7, 2022 at 12:53 PM Author Share Posted March 7, 2022 at 12:53 PM 20 horas atrás, Fernando Mercês disse: Opa, na verdade basta uma estrutura (struct) com as coordenadas cartesianas e um código que converta, que você já tem. ? Algo assim: struct coord { float x; float y; }; Aí você declara assim: struct coord c; Após declarar, você acessa os membros da uma struct com o operador . (ponto). Por exemplo, para colocar valores nos membros: c.x = 9.1; c.y = 3.4; Você vai precisar adaptar isso na sua chamada à scanf(). Depois de ter os valores preenchidos na sua struct declarada, é só converter, acessando da mesma maneira e imprimir os resultados. Se já souber usar ponteiros, pode fazer uma função que receba a struct e substitua os valores, ou que receba duas structs (uma com as coordenadas cartesianas e a outra vazia, para preencher as coodernadas polares). Mas se ainda não trabalhou com ponteiros, ou não é exigido pelo exercício, pode fazer na main() mesmo. Um abraço e boa sorte! Aah entendi, muito obrigado. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts