Ir para conteúdo

Resolver Criptografia


thomaswpp

Posts Recomendados

Fala pessoal em anexo tem uma questão de criptografia que estou tentando resolver mais sem sucesso. Sem alguém dar uma luz.. Eu já tentei de diferentes forma usar a cifra de hill, mas não tive sucesso, tentei por inversão simples da matriz, mas não foi, tentei forma bruta nada, estou fazendo algo de errado mas não sei o que é... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, boa noite. A resposta é "CARLSAGAN", ou seja, Carl Sagan.

É mais simples que a cifra de Hill.

 

Você pode verificar multiplicando a matriz A (dada) por uma matriz B (2x5) formada pelas letras do nome do cientista na forma apresentada a seguir, substituindo as letras pelas primeiras equivalências numéricas respectivas descritas na tabela apresentada na Figura 2 :

CRSGN

ALAA0

, ou seja,

image.png.abc58eedf3b685b5f256db82fba8d031.png 

Note que tomei a liberdade de utilizar o número 0 como padding arbitrariamente, visto que o enunciado não deixava claro como proceder.

 

Eu cheguei a esse resultado calculando a A^-1 (inversa da matriz A)  e multiplicando a mesma pela matriz formada pelas letras da mensagem cifrada. Eu fui utilizando a ocorrência da tabela numérica para cada letra de acordo com o que a equação da multiplicação necessitava para resultar em um elemento inteiro positivo. A figura abaixo dá uma noção do que fiz.

image.png.6975330bfdc2bf6fb8fc6ddbb4fcf53c.png

 

O valor 84 não faz parte da mensagem cifrada. Eu cheguei nesse valor para satisfazer a equação para que o último elemento da matrix do texto claro fosse 0.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aof, obrigado pelo feedback.

Eu poderia implementar,  mas acho que praticar é a melhor forma para entenderem a lógica. 

A biblioteca Numpy implementa multiplicação e inversão de matrizes, então não seria um bicho de sete cabeças implementar em Python. Me disponho a revisar o código e dar dicas, já  iniciadas pela indicação da biblioteca.

 

Atenciosamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Acho legal deixar o problema disponível caso outras pessoas se interessem:

Desafio:

[CRIPTOGRAFIA COM MATRIZES] A mensagem: JVNZFNVTP foi gerada pela Matriz A utilizando a equivalência numérica das letras do alfabeto conforme a figura 2, e esconde o nome de um famoso cientista. Descriptografe.

MatrizA.jpg.f1c9b3d5493fc13c9b2ff2d4e4ed8abf.jpg

Tabela.jpg.57370d18fca59097dfcb1105cbcc1c88.jpg  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...