Ir para conteúdo

Sofrência Didática (C++)


void_

Posts Recomendados

Depois de um bom tempo programando em C e adquirindo uma paixão legítima por Assembly (essa a nem tanto tempo assim, infelizmente), resolvi dar mais uma chance a programação de alto nível. Como já tenho uma boa base em C, achei apropriado partir para o C++, já que nunca me dei bem com Java, contudo os livros não estão me animando muito. Eu comecei lendo o livro oficial do C++ (do Bjarne) e também o C++ Primer, considerado um best seller desde a primeira edição. Foi um sofrimento e tanto ler esses livros. Em ambos foram mais de cinquenta páginas de filosofia verborrágica para começar a entrar no bê-a-bá da linguagem (que obviamente me fez desanimar antes de chegar na metade). Achei esses livros muito mal estruturados. A impressão que passa é que os autores não querem ensinar nada, porque eles fazem questão de deixar o livro o mais enfadonho possível. Não digo que não é importante ensinar a parte "filosófica" da linguagem, mas acredito que seria melhor nivelar entre a prática e a teoria de forma progressiva. Enfim, não sei se sou eu que sou chato e impaciente demais ou se o problema são os livros, porque quando finalmente chega na parte "interessante", a leitura já me drenou toda a energia e vontade de continuar a leitura, aí começam os bocejos, a canseira na mente e na vista, etc. A coisa piora ainda mais porque, quando enfim chega na prática, 50% do conteúdo é herança do C que você (no caso eu) já sabe.

Outro problema é a desatualização do material em português que temos acesso aqui. Enquanto no estrangeiro o pessoal trabalha com a versão 17, ainda estamos na 11, no máximo 14.

Abri esse tópico para pedir alguma indicação de algum livro de C++ que fuja das questões que eu citei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, gnoo disse:

Já tentaste tutoriais em video?

Sim. Estudo bastante por vídeos, mas eu sou alma idosa, então gosto bastante de ter livros comigo -- principalmente impressos --, já que gosto de ler nos intervalos e aproveito para fazer algumas anotações em cadernos e blocos que levo comigo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Well... TALVEZ minha alma seja mais idosa ainda. Prefiro começar os estudos pelas especificações oficiais! ?

C++ eu aprendi com dois sujeitos: Al Stevens e o antigo "Teach Yourself C++" (um dos muitos livros com esse título) e com o livro "oficial" do Stroustrup... Anyway... continuo detestando a linguagem! ? Prefiro C & ASM...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fredericopissarra disse:

Well... TALVEZ minha alma seja mais idosa ainda. Prefiro começar os estudos pelas especificações oficiais! ?

C++ eu aprendi com dois sujeitos: Al Stevens e o antigo "Teach Yourself C++" (um dos muitos livros com esse título) e com o livro "oficial" do Stroustrup... Anyway... continuo detestando a linguagem! ? Prefiro C & ASM...

Eu também. Parece que, quanto mais alto nível, mais tedioso vai ficando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
4 horas atrás, Saraiva Saraiva disse:

Eu tenho livro deitel 5 Edição, e realmente esta cheio de linguiçagem, você precisa ler 3 paginas para entender o que é uma variável estatica. Li 200 paginas e joguei de lado e agora faltam 1000. 480 reais paguei nessa merda. 

Pois é. É difícil encontrar livros que, ao mesmo tempo que tem conteúdo bom, rico em informações, consegue transformar o conteúdo em um método agradável de ensino (agradável = que não seja maçante).

O último que eu comprei que eu realmente posso dizer que valeu a pena foi o "Programação em Baixo Nível", do Igor Zhirkov. Esse eu sempre vou recomendar porque ele virou meu xodó para estudar Assembly.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...