Jump to content

Sofrência Didática (C++)

void_

Recommended Posts

Depois de um bom tempo programando em C e adquirindo uma paixão legítima por Assembly (essa a nem tanto tempo assim, infelizmente), resolvi dar mais uma chance a programação de alto nível. Como já tenho uma boa base em C, achei apropriado partir para o C++, já que nunca me dei bem com Java, contudo os livros não estão me animando muito. Eu comecei lendo o livro oficial do C++ (do Bjarne) e também o C++ Primer, considerado um best seller desde a primeira edição. Foi um sofrimento e tanto ler esses livros. Em ambos foram mais de cinquenta páginas de filosofia verborrágica para começar a entrar no bê-a-bá da linguagem (que obviamente me fez desanimar antes de chegar na metade). Achei esses livros muito mal estruturados. A impressão que passa é que os autores não querem ensinar nada, porque eles fazem questão de deixar o livro o mais enfadonho possível. Não digo que não é importante ensinar a parte "filosófica" da linguagem, mas acredito que seria melhor nivelar entre a prática e a teoria de forma progressiva. Enfim, não sei se sou eu que sou chato e impaciente demais ou se o problema são os livros, porque quando finalmente chega na parte "interessante", a leitura já me drenou toda a energia e vontade de continuar a leitura, aí começam os bocejos, a canseira na mente e na vista, etc. A coisa piora ainda mais porque, quando enfim chega na prática, 50% do conteúdo é herança do C que você (no caso eu) já sabe.

Outro problema é a desatualização do material em português que temos acesso aqui. Enquanto no estrangeiro o pessoal trabalha com a versão 17, ainda estamos na 11, no máximo 14.

Abri esse tópico para pedir alguma indicação de algum livro de C++ que fuja das questões que eu citei.

Well... TALVEZ minha alma seja mais idosa ainda. Prefiro começar os estudos pelas especificações oficiais! ?

C++ eu aprendi com dois sujeitos: Al Stevens e o antigo "Teach Yourself C++" (um dos muitos livros com esse título) e com o livro "oficial" do Stroustrup... Anyway... continuo detestando a linguagem! ? Prefiro C & ASM...

1 hora atrás, fredericopissarra disse:

Well... TALVEZ minha alma seja mais idosa ainda. Prefiro começar os estudos pelas especificações oficiais! ?

C++ eu aprendi com dois sujeitos: Al Stevens e o antigo "Teach Yourself C++" (um dos muitos livros com esse título) e com o livro "oficial" do Stroustrup... Anyway... continuo detestando a linguagem! ? Prefiro C & ASM...

Eu também. Parece que, quanto mais alto nível, mais tedioso vai ficando.

• 2 weeks later...
4 horas atrás, Saraiva Saraiva disse:

Eu tenho livro deitel 5 Edição, e realmente esta cheio de linguiçagem, você precisa ler 3 paginas para entender o que é uma variável estatica. Li 200 paginas e joguei de lado e agora faltam 1000. 480 reais paguei nessa merda. 

Pois é. É difícil encontrar livros que, ao mesmo tempo que tem conteúdo bom, rico em informações, consegue transformar o conteúdo em um método agradável de ensino (agradável = que não seja maçante).

O último que eu comprei que eu realmente posso dizer que valeu a pena foi o "Programação em Baixo Nível", do Igor Zhirkov. Esse eu sempre vou recomendar porque ele virou meu xodó para estudar Assembly.

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Recently Browsing   0 members

• No registered users viewing this page.
  • Create New...