Jump to content
Sign in to follow this  
clesiomaxuel

programação em baixo nível Assembly e C em linux 64 bits

Recommended Posts

Olá garotos e garotas que fazem programa 😉 Recentemente eu adquiri o livro - Programação em baixo nível do Zhirkov, Igor pela amazon, e comecei a estudá-lo, porém não me adaptei com a didática do livro. como estou iniciando no mundo binário venho através do fórum compartilhar o que eu for aprendendo via posts, e também pedir ajuda aos universitários em algumas dúvidas

41PYiZJFaAL._SX357_BO1,204,203,200_.jpg

Olá @clesiomaxuel, tudo blz?

Cara, você tem alguma noção básica de Arquitetura de Computadores? Ou até mesmo de Sistema Operacional?

Particularmente, também pretendo obter este mesmo livro devido a alta recomendação e tbm pq tenho o pdf em inglês (sou meio enferrujado e preguiçoso kkk).

Sei que comprar livro não é barato, mas caso você precise de mais informações sobre arquitetura de computadores de forma gratuita(não pirata) recomendo esta playlist no canal do YouTube da UNIVESP - Engenharia da Computação

Começando pelo ambiente

Os autores do livro disponibilizaram um repositório no github com respostas para os exercícios, códigos fonte e material complementar

disponível em https://github.com/Apress/low-level-programming

resumindo tudo em uma distro like debian 64bits

editor à preferência 

ferramentas:

nasm, gcc, make, ld.. vou postando a medida que for descobrindo novas

Meu workstation está rodando um debian 9 stretch 64bits, sobre um processador AMD FX(tm)-4300 Quad-Core Processor

O livro é voltado para arquitetura Intel 64, mas até agora não tive problemas

5 minutos atrás, kassane disse:

Olá @clesiomaxuel, tudo blz?

Cara, você tem alguma noção básica de Arquitetura de Computadores? Ou até mesmo de Sistema Operacional?

Particularmente, também pretendo obter este mesmo livro devido a alta recomendação e tbm pq tenho o pdf em inglês (sou meio enferrujado e preguiçoso kkk).

Sei que comprar livro não é barato, mas caso você precise de mais informações sobre arquitetura de computadores de forma gratuita(não pirata) recomendo esta playlist no canal do YouTube da UNIVESP - Engenharia da Computação

Tenho conhecimentos básicos mas pretendo aprofundar

• Curtir 1

Esse livro é ótimo. Vivo recomendando ele aqui. Inclusive estava agora a pouco relendo o capítulo 4 dele.

Tenho esse livro também, mas é hard mesmo. Acho que ele poderia ter começado ensinando C antes de Assembly. Eu tive (e ainda estou tendo) dificuldades de abstrair o conceito de pilha. Mas o lance é "bunda na cadeira e muita paciência".

Em 20/03/2019 em 13:25, mister_master disse:

Tenho esse livro também, mas é hard mesmo. Acho que ele poderia ter começado ensinando C antes de Assembly. Eu tive (e ainda estou tendo) dificuldades de abstrair o conceito de pilha. Mas o lance é "bunda na cadeira e muita paciência".

Foi isso o que eu mais gostei nesse livro. Ele sempre está incentivando você a pesquisar de outras fontes, a ler material adicional e, diferente de alguns livros, ele te esfrega na cara que a bibliografia não está lá só de enfeite rs. Inclusive a Apress tem um bom histórico de livros. Ele está entre os meus favoritos, mas não é o único dessa editora que é bom.