R3n4to Posted May 23, 2019 Posted May 23, 2019 A análise forense consiste em analisar ambientes digitais (sistemas, hardwares, softwares e mídias) a fim de detectar fraudes ou fragilidades e levantar evidências que possam servir como provas de possíveis crimes. Dentro do processe de forense computacional, existe muitas técnicas. A engenharia reversa é uma dessas técnicas? É correto pensar que a engenharia reversa é um subgrupo da computação forense? Gostaria de saber mais sobre a relação Engenharia Reversa e Computação Forense.
Administrators Fernando Mercês Posted May 24, 2019 Administrators Posted May 24, 2019 Oi @R3n4to! Boa pergunta. Eu não sou especialista em forense, mas não considero engenharia reversa como uma sub-área desta. No entanto, ER é uma técnica a ser aplicada em certas áreas e sem dúvida forense é uma delas, uma vez que ao analisar ambientes digitais, podem ser encontrados binários que precisão ser entendidos e normalmente o código-fonte não estará disponível. Por exemplo, ao analisar a memória ou disco de um servidor que foi comprometido, é possível encontrar um processo em execução ou binário em disco que seja considerado suspeito. O próximo passo do profissional de forense pode ser analisar tal processo/binário. Ele pode fazer isso por conta própria ou, caso conte com uma equipe, passar o trabalho para um engenheiro reverso. ? Grande abraço!
R3n4to Posted May 25, 2019 Author Posted May 25, 2019 @Fernando Mercês, muito obrigado pela resposta, me ajudou muito. Meu TCC será sobre engenharia reversa como técnica de forense computacional.
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.