Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá, sou um autodidata que esta estudando assembly nasm x86-64 e C. 
Estou fazendo um programa para treinar meus conhecimentos em C e assembly, o código que estou com erro será uma função em assembly que vou chamar em C, porém isso não é relevante ao erro, vou tratar o código aqui como se fosse um programa individual.
Meu erro acontece quando eu tento validar a entrada do usuário de números inteiros de  1 a 9, porém primeiro eu tento valida-las como caractere, as condições de validação nunca são atendidas e meu programa entra em loop quase infinito, alguém me ajuda?? Por favor!!!!!!

Cóidigo:

Bits 64

section .data
        msg db 'Você digitou um caracterer ou valor invalido para a operação!', 0xA, 'por favor digite apenas números inteiros de 1 a 9.', 0xA
        tam5 equ $-msg
        msg1 db 'Digite (1) para realizar a operação novamente:', 0xA
        tam6 equ $-msg1
        msg3 db 'Deu bom garoto', 0xA
        tam7 equ $-msg3

section .bss
        user1 resb 21
        tam1 equ $-user1
        user2 resb 1
        tam2 equ $-user2

section .text

global _start
_start:
        mov rax, 0
        mov rdi, 0
        mov rsi, user1
        mov rdx, tam1
        syscall ; vamos pegar a entrada do usuario em caractere e armazenar no endereço de user1.      
        xor rcx, rcx ; limpei rcx para a operação seguinte.

/* No procedimento seguinte esta meu erro, não importa oque eu faça o caractere nunca é validado
            e sempre salta para o procedimento invalido, onde entra quase em um loop infinito
            eu ja tive o mesmo problema com saltos em outros programas testes que eu faço para treinar.
            acredito que o erro esteja na entrada do usuario, mas relamente n consigo entender*/
verifica:

mov rax, user1 ; movi para rax o endereço da entrada do usuario   
        mov al, [rax + rcx]