Jump to content

Como posso fazer um toolkit para windows?

Gabriel Guedes

Recommended Posts

Inspirado no retoolkit do @Fernando Mercês, eu gostaria de fazer um toolkit para incident response.

Fiz redes e nunca dei muita atenção para estudar programação "de verdade". Automatizava as coisas em bash / python e era o suficiente para minhas atividades.

Mas ultimamente, me veio a necessidade de criar um app para windows que fosse um kit para fazer resposta a incidentes.

Naquele esquema de Botao direito no arquivo >> Toolkit >> Ferramenta:

Eu gostaria de escrever em C++ ou C#

Comprei os livro abaixo para aproveitar esse projeto e me aprofundar em programação:

• Programação em C++: Algoritmos, Estruturas de Dados e Objetos
  • Entendendo Algoritmos: Um Guia Ilustrado Para Programadores e Outros Curiosos

Ps: Alguém recomenda mais algum?

Agora as dúvidas:

• Quais bibliotecas / features ou tópicos eu devo me preocupar?
  • Vi que o retoolkit usa o Inno Setup para criar o instalador, o trabalho dele é instalar os programas que fazer parte do kit apenas? Como ele faz isso sem ter o .exe de cada programa ali?
  • Quais as vantagens de fazer em C# e quais as vantagens de fazer em C++?
  • Existe algum programa semelhante que eu posso tomar como referencia além do Retoolkit?

Desde já, muito obrigado!!!

Edited by Gabriel Guedes

Oi @Gabriel Guedes! Que legal sua decisão de estudar programação. Acho essencial para qualquer área da computação. 🙂

Muito interessante o projeto de criar um instalador. Existem vários softwares que criam instaladores (Inno Setup, Nullsoft Scriptable Install System (NSIS), Setup Factory, etc), mas fazer o seu próprio é com certeza um projeto muito interessante!

Vou tentar ajudar com as dúvidas:

Em 26/09/2023 em 08:02, Gabriel Guedes disse:

Quais bibliotecas / features ou tópicos eu devo me preocupar?

Quase nenhuma. Normalmente instalar significa copiar arquivos para determinados diretórios, criar atalhos e escrever em chaves de registro. Tudo isso é feito com funções da biblioteca padrão em linguagens como C# e C++.

Vi que o retoolkit usa o Inno Setup para criar o instalador, o trabalho dele é instalar os programas que fazer parte do kit apenas?

Sim. O Inno Setup suporta uma linguagem própria de scripting e cria um instalador baseado no que está nesses scripts. O código-fonte do retoolkit consiste destes scripts.

Como ele faz isso sem ter o .exe de cada programa ali?

Eu não fiz upload dos arquivos dos programas para o GitHub porque não é uma boa prática colocar arquivos que não são de texto em repositórios git, mas eu os tenho na minha máquina, no diretório d:\ret, que é de onde o script pega os arquivos do programa. Perceba que isso tá especificado aqui. 😉

Quais as vantagens de fazer em C# e quais as vantagens de fazer em C++?

Acredito que você vá aprender mais sobre um ou sobre o outro. Acredito que C# seja um pouco mais fácil e você terá que se preocupar menos com a linguagem. Por que não faz primeiro com um e depois com o outro? Assim você estuda ambas. 🙂

Existe algum programa semelhante que eu posso tomar como referencia além do Retoolkit?

De cabeça não sei, mas você pode pesquisar por instaladores feitos nas duas linguagens.

Adoraríamos ver o progresso do teu instalador aqui! 🙂

Um abraço e boa sorte!

• Curtir 1

• Fernando Mercês changed the title to Como posso fazer um toolkit para windows?

Muuuuito obrigado @Fernando Mercês!! ❤️

Uma última dúvida, esse Botao direito em um arquiv >> Enviar para / Abrir com >> Toolkit, é feito como? Pelo instalador? Com alguma entrada no Registro?

Pois pelo o que entendi, apenas o instalador, o Inno Setup por exemplo, já é capaz de fazer isso, correto?

Antes da sua resposta eu achava que o Inno Setup era apenas para instalar todos os programas do Retoolkit e o ReToolkit tinha seu próprio código onde lá era configurado essa coisa do botao direito etc.

On 9/26/2023 at 9:13 AM, Fernando Mercês said:

Adoraríamos ver o progresso do teu instalador aqui! 🙂

> E sim! Pode ter certeza que tambem vou adorar compartilhar!

• Curtir 1

De nada. 🙂

Em 26/09/2023 em 09:36, Gabriel Guedes disse:

Botao direito em um arquiv >> Enviar para / Abrir com >> Toolkit, é feito como? Pelo instalador? Com alguma entrada no Registro?

Dá pra fazer por registro, mas eu tentei e vi que tem limite de aninhamento das opções. Acabei usando um software chamado sendto+. O Inno Setup pode escrever as chaves de registro se você escolher fazer via registro. No caso do retoolkit, eu instruo o script do Inno Setup para instalar (copiar) o sendto+ como um programa normal e criar os atalhos.

Em 26/09/2023 em 09:36, Gabriel Guedes disse:

E sim! Pode ter certeza que tambem vou adorar compartilhar!

😍

• Curtir 1