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Criar Gráficos na Linguagrm C


Devair

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olá , pessoal , alguém poderia me informar como aumentar a largura das linhas criadas nesses gráficos usando a API do Windows na linguagem C , !  ,  estou usando o compilador / IDE codeblocks ,  e então criei um novo projeto e adicionei esse código e ele funcionou bem , porém não consegui uma forma de fazer com as linhas tem uma espessura maior .  se puder ajudar ficarie grato desde já .

#include <windows.h>
#include <math.h>
#include <conio.h>
#include <tchar.h>
static int i;
LRESULT CALLBACK WndProc (HWND, UINT, WPARAM, LPARAM) ;
int WINAPI WinMain (HINSTANCE hInstance, HINSTANCE hPrevInstance,
                    PSTR szCmdLine, int iCmdShow)
{
  static TCHAR szAppName[] = TEXT ("Connect") ;
  HWND janela ;
  MSG msg ;
  WNDCLASS wndclass ;
  wndclass.style         = CS_HREDRAW | CS_VREDRAW ;
  wndclass.lpfnWndProc   = WndProc ;
  wndclass.cbClsExtra    = 0 ;
  wndclass.cbWndExtra    = 0 ;
  wndclass.hInstance     = hInstance ;
  wndclass.hIcon         = LoadIcon   ( NULL, IDI_APPLICATION      ) ;
  wndclass.hCursor       = LoadCursor ( NULL, IDC_ARROW            ) ;
  wndclass.hbrBackground = ( HBRUSH ) GetStockObject ( WHITE_BRUSH ) ;
  wndclass.lpszMenuName  = NULL ;
  wndclass.lpszClassName = szAppName ;
  if (!RegisterClass (&wndclass))
  {
    MessageBox (NULL, TEXT ("Program requires Windows NT!"),
                szAppName, MB_ICONERROR) ;
    return 0 ;
  }
  janela = CreateWindow (szAppName, TEXT ("Desenhar Uma Estrela"),
                         WS_OVERLAPPEDWINDOW,
                         CW_USEDEFAULT, CW_USEDEFAULT,
                         CW_USEDEFAULT, CW_USEDEFAULT,
                         NULL, NULL, hInstance, NULL) ;
  ShowWindow (janela, iCmdShow) ;
  UpdateWindow (janela) ;
  while (GetMessage ( & msg, NULL, 0, 0 ) )
  {
    TranslateMessage ( & msg ) ;
    DispatchMessage  ( & msg ) ;
  }
  return msg.wParam ;
}
LRESULT CALLBACK WndProc (HWND janela, UINT message, WPARAM wParam, LPARAM lParam)
{
  HDC tela ;
  static TCHAR frase[] = _T("Tecle ESC Para Sair !");
  PAINTSTRUCT ps ;
    int j, x, y;
  tela = GetDC (janela) ;
  switch ( message )
  {
  case WM_COMMAND:
    return 0;
  case WM_KEYDOWN:
    if ( wParam == VK_ESCAPE )
    {
      PostQuitMessage ( 0 ) ;
      return 0 ;
    }
    return 0;
  case WM_PAINT :
    tela = BeginPaint (janela, &ps) ;
    TextOut( tela, 650, 50, frase, _tcslen( frase ) ) ;
    x = ( int )( cos( i * 3.141615 / 180 ) * 200 + 300 ) ;
    y = ( int )( sin( i * 3.141615 / 180 ) * 200 + 250 ) ;
    MoveToEx(  tela,x, y,0) ;//posição de inicio da estrela
    for(j=0; j<5; j++)
    {
      x = (int)(cos((i+ j*72+36)*3.141615/180)*100+300) ;
      y = (int)(sin((i+ j*72+36)*3.141615/180)*100+250) ;
      LineTo(tela,x, y);//vai para essas posições
      x = (int)(cos((i+(j+1)*72)*3.141615/180)*200+300) ;
      y = (int)(sin((i+(j+1)*72)*3.141615/180)*200+250) ;
      LineTo(tela,x, y);
    }
    x = (int)(sin(i*3.141615/180)*100+700) ;
    y = (int)(cos(i*3.141615/180)*100+250) ;
    MoveToEx(  tela,x, y,NULL) ;//posição de inicio do quadrado
    for(j=1; j<5; j++)
    {
      x = (int)(sin((i+ j*90+00)*3.141615/180)*100+700) ;
      y = (int)(cos((i+ j*90+00)*3.141615/180)*100+250) ;
      LineTo(tela,x, y);//vai para essas posições
    }
    if( i++ > 360 ) i = 0 ;
    Sleep(50);
    InvalidateRect (janela, NULL, TRUE) ;//limpa a tela
    EndPaint (janela, &ps) ;
    return 0 ;
  case WM_DESTROY:
    PostQuitMessage (0) ;
    return 0 ;
  }
  return DefWindowProc (janela, message, wParam, lParam) ;
}

 

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Eu nunca usei essas funções da GDI, mas pelo que vi na documentação da LineTo(), ela usa a “caneta” padrão:

The line is drawn by using the current pen and, if the pen is a geometric pen, the current brush.

Meus conhecimentos de Paint me dizem que o caminho é alterar a caneta antes de chamar a LineTo(). Pelo que vi, tem que criar a caneta no seu código com a CreatePen():

HPEN caneta = CreatePen(PS_SOLID, 2, RGB(0, 0, 0));

No exemplo acima usei uma caneta sólida, de espessura 2 e cor preta. Depois precisa atribuir a caneta à sua tela:

SelectObject(tela, caneta);

Se tudo der certo a LineTo vai usar essa caneta ao invés da padrão, mas não testei viu? Tô no celular. hehe

Abraço!

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