Depois de muita espera a NSA anunciou oficialmente a inclusão de um debugger no Guidra na sua versão 10.0. Depois de muita discussão sobre esta possibilidade o time de desenvolvimento do framework lançou uma release beta da versão 10.0 ontem!
Neste momento o debugger suporta analisar aplicações em userland e consegue debuggar tanto binários Windows quanto Linux (utilizando o gdb neste caso). Para quem quer começar logo de cara o Guidra disponibiliza um tutorial de início rápido em Help -> Guidra Functionality -> Debugger -> Getting Started:
Existem várias formas de iniciar o debugger, desde clicando com o Botão direito -> Open With -> Debugger até direto da sua Project Window do Guidra clicando no ícone de "bug" debaixo de "Tool Chest", como mostrado abaixo:
Uma vez que a ferramenta é inicializada você deve importar o arquivo a ser depurado para a ferramenta. Uma das formas de fazer isto é simplesmente o arrastando da Project Window. Uma fez carregado podemos ver a cara do mais novo debugger do Guidra:
Algumas das funcionalidades são: debugging remoto utilizando GDB e windbg, rodar o debugger direto no programa do qual você está analizando estaticamente e tracing de memória.
Além disso ele também conta com as funcionalidades básicas de um debugger como utilização de breakpoints, listagem de regiões de memória mapeadas, estados dos registradores e uma interface de linha de comando própria.
Todas as funcionalidades listadas aqui possuem sua própria View, isto é, sua própria janela dentro da ferramenta:
Vale lembrar que esta release está em sua versão beta e tem como objetivo principal coletar o feedback da comunidade. Caso queira dar uma testada e/ou dar um feedback pra galera do Guidra basta baixar a release clicando no botão abaixo ?.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.