Muitos jogos antigos apresentam problemas ao serem executados ou simplesmente instalados no Windows Vista. Isto acontece por conseqüência de diversos fatores, mas o principal é que quando o jogo (ou software) foi desenvolvido, o Windows Vista ainda não estava no mercado, o que impediu testes de serem realizados, entre outros aspectos.
Este artigo mostra um exemplo de como utilizar a ER para estudar o executável do game e saber o que o impede de rodar no Vista.
Você verá como uma simples alteração em 2 bytes de um arquivo PE pode salvar seu fim de semana.
Ao tentar instalar o jogo Mortal Kombat 4 (PC) no Windows Vista Home Basic, obtivemos um erro fatal que dizia: “Start Menu Error”. A única opção era clicar no botão OK, que encerraria a execução do programa de instalação.
Numa tentativa de contornar tal situção, copiamos o conteúdo do CD-ROM para um diretório no disco rígido e tentamos executar o game pelo seu executável direto, o MK4.EXE. Isso resultou no seguinte erro:
É notável que o executável checa se a instalação do jogo foi feita e, como não foi feita, recebemos a mensagem acima. Ao clicar em OK, o processo é encerrado.
Mas o que será que o jogo checa para saber se está instalado ou não? Para responder a essa pergunta precisaremos de um debugger de executáveis. Um aplicativo que mostra, em assembly, as rotinas executadas por arquivo PE. Usaremos o OllyDbg para tal função.
Ao abrir o executável MK4.EXE no OllyDbg, vamos procurar pela string de texto contida na mensagem de erro da primeira imagem. Para isto, clique com o botão direito do mouse no primeiro quadrante e escolha “Search for > All referenced text strings”, como sugere a imagem abaixo:
A próxima tela mostra uma lista contendo todas as strings de texto encontradas e entendidas no arquivo MK4.EXE. Nela, clicando novamente com o botão direito do mouse e escolhendo “Search text”, abrirá uma janela como a mostrada abaixo e então digitamos o texto “CD” (sem aspas) e marcamos a opção para diferenciar o caso, para filtrar a pesquisa.
Isso foi feito para encontrarmos a string de texto que nos foi exibida no erro incial, lembra-se? O texto era “Mortal Kombat 4 is not installed. Run Setup from the CD”. Por isso buscamos a palavra “CD”, para achar essa string dentro do executável do jogo, o que nos leva para próximo da rotina onde esta mensagem é chamada.
Vamos ver o resultado na imagem abaixo:
O Olly nos mostra que no endereço 004AD2B1, o comando é PUSH 004F474C, que vai empurrar para a memória (stack) o nosso texto. Para localizarmos exatamente onde está este comando no programa, basta darmos um ENTER nesta linha e a tela abaixo é exibida.
Entramos no bloco onde o texto do erro é exibido na tela. Vamos subir um pouco para ver o que vem antes.
Na linha 004AD299 temos um CALL (como um GOTO) e, depois que a CALL temina e o programa volta para sua execução normal, temos um TEST EAX, EAX, que é um comando que verifica se o conteúdo de EAX é zero. Então podemos prever que a CALL altera o valor de EAX.
Mais abaixo, temos um JNZ 004AD2D4. Esse JNZ significa Jump if Not Zero (Pule se não for zero), o que quer dizer que a execução do programa saltará para a linha 004AD2D4 se o conteúdo de EAX não for zero.
Bom, se a execução não saltar e seguir abaixo, cairemos na mensagem de erro. Se saltar, a pularemos. Então seria interessante alterar essa parte do programa para que sempre salte para a linha 004AD2D4. Isso significa que independente do resultado do teste anterior (TEST EAX, EAX) o salto ocorrerá, sempre. Assim nunca cairemos na mensagem novamente e programa continuará sua execução normal.
O comando que faz o papel de salto incondicional em assembly é o JMP (Jump). Então, vamos alterar o JNZ da linha 004AD2A0 para JMP (e manter o resto da linha). Para isso, basta selecionar a linha e apertar a barra de espaços, depois clicar em Assemble.
Feito isso, o Olly marca nossa alteração em vermelho. Clicando com o botão direito do mouse sobre a alteração (ou próximo) e escolhendo “Copy > All modifications”, uma tela com as modificações abre e então basta clicar novamente com o botão direito e escolher “Save file”.
Dei o nome de MK4-mod.EXE para facilitar o reconhecimento. Agora vamos ao teste. Ao executar este novo executável modificando, vemos o jogo rodando:
É importante esclarecer que os passos descritos aqui não são genéricos e não servem para todos os softwares que não funcionam, em primeira instância, no Vista. O funcionamento depende de vários fatores e principalmente do nível de integração do software com o SO para o qual ele foi desenvoldido.
O objetivo deste artigo foi demonstrar como a ER pode nos ajudar a resolver pequenos (e grandes, por quê não?) problemas do dia-a-dia na informática. Este é um dentre dezenas de exemplos de uso da ER para soluções que seriam um pouco difíceis sem ela.