Ir para conteúdo

Computação Forense


luispadilha

Posts Recomendados

Buenas pessoal!!

Seguinte:

Estou com algumas dúvidas acerca de alguns assuntos.
Estou cursando pós-graduação em computação forense e mestrado em IA e estou com algumas ideias para a monografia. Gostaria da opinião de vocês apenas para saber quais dos temas contribui de maneira significativa pra comunidade e o que seria de inovador também.

Bom, aqui seguem algumas ideias:

- Análise automatizada de discos rígidos (fazer tipo um cluster de discos rígidos, e centralizar em um sistema inteligente, qual realizará análise automatizada e personalizada de forma individual de cada disco ou conjunto de discos que estejam relacionados a um determinado caso de investigação, e realizaria reports e possivelmente laudos periciais);

- Sistema inteligente focado em segurança da informação (tipo o guardduty da Amazon). O foco dele será proteger ao máximo um ambiente corporativo sem comprometer aplicações e processamento das máquinas;

- Forense e nuvem. Realizar ou criar métodos periciais para investigar crimes ciberneticos na nuvem;

- Estudo aprofundado sobre direito digital. Propor mudanças nas leis ou apenas reaizar uma analise critica do que temos como lei na área de pericia computacional;

Outras dúvidas:

- Quais os maiores desafios e/ou problemas enfrentadas na análise de malware?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As duas primeiras ideias sao excelentes!

Análise automatizada de discos é bem interessante, a única "dor de cabeça" que vejo é quanto ao desempenho do processamento disso, haja vista, pelo menos, a serie de hashes que terão que ser calculados, bem como a varredura de leitura nas mídias q deveram ser feitas, bem como a indexação e os CRCs disso tudo, sem falar que pode haver casos de um ou mais discos estarem danificados e com bad blocks. Claro q individualmente vc ganha em desempenho e todos esses problemas reduzem significativamente.