Jump to content

Microfone de notebook permite ser escutado por walkie talkie quando abre navegadores

chacrinha

Recommended Posts

Gente, eu sou rádio amador e tava vendo esse site https://javanunes.com/terrorismo-digital/#espionagem-mhz 

Lá eles falam que um certo notebook da samsung permite ter o microfone espionado via rádio walkie talkie na frequência de 152.081 MHz ao abrir navegadores e softwares que usem o mic, pois bem, o meu notebook é samsung e eu fiz o teste usando meu aparelho de rádio amador, coloquei na frequencia acima e fiquei perto do note, começou a dar microfonia, deu pra eu escutar o ambiente em volta do note. Isso é uma falha para ser explorada intencionalmente ?

Sabe aquele papo do dono do Facebook que põe um protetor na câmera pra não ser visto, bem, eu vi que acontece mesmo mas não com a cam mas com o mic.

Gostaria de compartilhar isso com todos pois achei algo muito perigoso.

• Administrators

Caramba. Olha, eu não sei se é intencional, mas a descoberta é importante. Não é incomum fabricantes colocarem backdoors em seus dispositivos. Em geral a hipótese mais comentada é a de espionagem estatal, mas nessa seara tudo é muito difícil de se afirmar, a não ser quando ocorrem vazementos tipo o que o Snowde fez. ?

44 minutos atrás, Fernando Mercês disse:

Caramba. Olha, eu não sei se é intencional, mas a descoberta é importante. Não é incomum fabricantes colocarem backdoors em seus dispositivos. Em geral a hipótese mais comentada é a de espionagem estatal, mas nessa seara tudo é muito difícil de se afirmar, a não ser quando ocorrem vazementos tipo o que o Snowde fez. ?

Pois é, o que é muito alardeado é sobre as webcams dos notes, mas o que eu constatei como explica no site, é a possibilidade de ter o mic espionado via rádio.
O notebook meu é um Samsung np550xdA-kt2br.

O que eu percebi também é que quando um software usa o mic para gravar, a transmissão começa... Quando se abre o Youtube e outros sites também começa, dando a entender que os navegadores ficam atentos aos nossos microfones sem percebemos.
E não importa qual seja o sistema operacional e nem as configurações que você aplique. Quem tiver um note dessa marca e for radio amador deveria fazer o teste também se as frequencias mudam.