balla.us Posted May 8, 2022 at 03:26 PM Share Posted May 8, 2022 at 03:26 PM Olá, criei um programa que lê o n° do aluno,3 notas dele e faz a média, diz se foi aprovado, reprovado ou está de final. Porém não consigo estruturar 3 tópicos, preciso mostrar os números de alunos que foram aprovados, em exame e reprovados; O código do aluno que tirou a menor nota; O código do aluno que tirou a maior nota. Segue o meu código: #include <stdio.h> main () { float n1, n2, n3; int p1, p2, p3,N_Aluno=1,i, maior; while (N_Aluno>0) { printf("Qual o número do aluno? "); scanf("%i", &N_Aluno); printf("Digite a primeira nota: "); scanf("%f", &n1); printf("Digite a segunda nota: "); scanf("%f", &n2); printf("Digite a terceira nota: "); scanf("%f", &n3); float media = (n1+n2+n3)/2; printf("\n A media do aluno é: %.2f",media); if(media >= 7) printf("\n APROVADO \n"); else { if(media >= 0 && media <= 3) printf("\n REPROVADO \n"); else if(media > 3 && media < 7) printf("\n EXAME FINAL\n"); }} } Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administrators Fernando Mercês Posted May 9, 2022 at 12:58 PM Administrators Share Posted May 9, 2022 at 12:58 PM 21 horas atrás, balla.us disse: Porém não consigo estruturar 3 tópicos Olá. Não entendi sua dúvida. O que você quer exatamente? Valeu! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
meritissimo1 Posted May 9, 2022 at 07:12 PM Share Posted May 9, 2022 at 07:12 PM Eu acho que eu entendi, mas seria legal vc colocar o enunciado da questão também porque fica mais claro de entender... enfim, em relação a primeira dúvida, você pode usar um contador pra saber quantas pessoas foram aprovadas, estão de exame e reprovadas... toda vez que a média for calculada adiciona +1 no contador da condição. Sobre o maior e menor, eu geralmente uso uma lógica de criar duas variáveis "maior" e "menor" do tipo int e comparar as notas colocando as saídas em "maior" e "menor". Se quiser, pode chamar lá no discord tbm que a gente discuti a solução juntos, meu nick lá é meritissimo1 :D 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alley Pereira Posted May 10, 2022 at 06:25 PM Share Posted May 10, 2022 at 06:25 PM Você pode ter mais 3 variaveis, por ex int aprovado = 0; int reprovado = 0; int final = 0; Além das variaveis que vc já vem (acrescente essas) e pra cada N_Alunos você calcula as médias (como já está fazendo) e no final printa tudo (depois do while) Ai fica assim depois do while: printf("Alunos aprovados %d", aprovado); printf("Alunos reprovados %d", reprovado); printf("Alunos na final %d", final); Se preferir, pode trocar o while por for e verificar as medias são >= etc o valor esperado, e incrementa o aprovado dentro do if (que eu comentei) e faz isso pra cada uma das variáveis, deu pra entender? Ficaria tipo isso (lembrando que isso está dentro de uma estrutura de repetição) if(media >= 6) { printf("Aluno aprovado - media %.2f", media); aprovado++; } Espero ter ajudado. Boa sorte. 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts