Ir para conteúdo

Printf no C não está mostrando as decimais do float


capgaivo

Posts Recomendados

Perdão se for dúvida boa, mas sou iniciante, idoso no segundo mês de estudos de programação e bancos de dados.

tenho um código em C aparentemente muito simples, que deveria mostrar o resultado final em float com duas casas decimais, PORÉM, mostra apenas dois ZERO, por exemplo, deveria apresentar 12,50 e apresenta 12,00

Segue o código e o retorno no console:]

#include <stdio.h>
#include <cs50.h>

int main(){
    int qmin, qmax;
    float emed;

    printf("Informe quantidade minima: ");
    scanf("%d", &qmin);

    printf("Informa quantidade maxima: ");
    scanf("%d", &qmax);

    emed = (qmin + qmax)/2;
    printf("%.2f\n", emed);
    printf("O estoque medio é %.2f\n", emed);

}

 

RETORNO:

~/ $ ./secao02-exercicio03
Informe quantidade minima: 10
Informe quantidade maxima: 15
O estoque medio é 12.00

Alguém poderia me ajudar?

grato

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @capgaivo!

Se liga na linha onde você faz a conta:

emed = (qmin + qmax) / 2;

Nessa linha, o que está à direita do igual é avaliado primeiro. Neste caso, dois tipos int são somados (qmin e qmax). O resultado, que também é um int, é  dividido por um outro int de valor 2. Ou seja, você tem um valor int sendo dividido por outro valor int. O resultado é, naturalmente, um valor do tipo int também.

Aí como emed é float, o int resultante é promovido para float. No caso, 25 / 2 = 12 (tudo int) e 12 promovido para float é 12.0.

Acredito que a forma mais rápida de resolver isso seja dividindo por 2.0f ou (float)2, ao invés de 2. Então você terá uma conta à direita do igual que dividirá um int por um float e o resultado de int / float é float. 😉

Resumindo, em geral:

  • int / int = int
  • float / int = float
  • int / float = float