Ir para conteúdo

Palestra 4: Hacking em dispositivos hospitalares


Pasknel

Posts Recomendados

9 hours ago, Carlos Vieira said:

Uma pergunta para o palestrante: No estudo dele, o que ele identificou como a melhor forma para proteger esses equipamentos?

Eu acredito que ambientes hospitalares apresentam um nivel bem baixo de segurança. Acho que o ideal seria trabalhar inicialmente pontos básicos de segurança (o "arroz com feijão") pois em vários ambientes nem isso esta sendo aplicado. Por exemplo: Gestão de atualizações e segmentação de rede. Na minha opinião, esses equipamentos deveriam ficar em redes separadas com acesso limitado (ex: poderiam ser VLANs específicas para equipamentos médicos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, Fernando Mercês said:

Mais uma:

1.Qual seria o risco no mundo real pra isso (já que você citou que está aberto e encontra com o shodan)?

?

 

Os riscos seriam possíveis modificações em imagens (o que poderia resultar em diagnósticos incorretos) e vazamento de dados (exposição de informações sensíveis de pacientes).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 5/4/2020 at 2:55 PM, Patrese said:

Olá @Pasknel primeiro parabenizar pela excelente pesquisa e sensacional palestra!

Olhando para o cenário comercial, a partir desses dados como você entende que uma empresa do segmento de segurança poderia ofertar soluções para mitigar as questões levantadas em sua palestra ?

Obrigado.

Acredito que o ideal seria isolar o acesso aos componentes críticos (PACS e equipamentos médicos) em redes separadas das demais. A segurança do servidor PACS deve ser garantida também para evitar maiores vazamentos de informações (isso inclui por exemplo: hardening, gestão de atualizações e análise de vulnerabilidades). O acesso ao PACS também deve ser restrito apenas a fontes confiáveis. Também seria interessante ver a possibilidade de criptografar os dados sensiveis localizados no PACS (não sei se existe uma ferramenta específica para isso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...