Jump to content
  • Apps falsos encontrados na Google Play Store foram baixados 700 mil vezes 


    Pesquisadores descobriram um novo conjunto de aplicativos falsos para Android na Google Play Store. Os apps sequestram notificações de mensagens SMS para realizarem fraudes de faturamento, segundo informações do The Hacker News.

    Os aplicativos em questão tem como alvo principal usuários no sudoeste da Ásia e na Península Arábica, atraindo um total de 700 mil downloads antes de serem descobertos e removidos da plataforma. As descobertas foram relatadas de forma independente pelas empresas de segurança Trend Micro e McAfee.

    Se passando por apps de editores de fotos, papéis de parede, quebra-cabeças, e outros aplicativos relacionados a câmeras, eles possuem um malware embutido que sequestra notificações de mensagens SMS e, em seguida, faz compras não autorizadas, disseram pesquisadores.

    Os aplicativos falsos aparentemente pertencem ao malware Joker (também conhecido como Bread). A McAfee, no entanto, está rastreando a ameaça com um apelido separado chamado Etinu. O malware é conhecido por realizar fraudes de faturamento, roubando de mensagens SMS, listas de contato e informações do dispositivo. 

    Os autores de malware normalmente empregam uma técnica chamada controle de versão, que se refere ao upload de uma versão limpa do aplicativo na Play Store para criar confiança entre os usuários e, em seguida, adicionam sorrateiramente um código malicioso por meio de atualizações do aplicativo, em uma tentativa de escapar do processo de revisão do app na loja.


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...