Ir para conteúdo
  • Você conhece o papel de um Developer Advocate?


    Julliana Bauer

    Você já ouviu falar em Developer Advocate? Papel ainda pouco difundido no Brasil, o termo refere-se à pessoa responsável por intermediar os interesses de desenvolvedores. 

    Quando atua em nome de uma empresa de software, este profissional faz uma ponte de contato entre os desenvolvedores e a plataforma e se envolve com as comunidades de devs. A pessoa developer advocate busca então difundir o produto, indo atrás de feedbacks confiáveis com os usuários para, assim, garantir a melhoria contínua do produto para esse público.

    Mas como isso funciona, na prática?

    Na Conviso, existe há tempos a ideia de evangelizar o mercado sobre a importância da Segurança de Aplicações – e neste contexto, o Developer Advocate tem papel fundamental. 

    Além disso, o papel deste profissional é também garantir que o produto da empresa – o AppSec Flow, uma plataforma completa de DevSecOps – esteja cumprindo bem a função de empoderar devs na construção de aplicações mais seguras.

    Para isso, é necessário que esse profissional – que na Conviso é o Gabriel Galdino – torne-se usuário da plataforma, para ter uma compreensão completa acerca de como ela funciona, e também quais são os seus gaps e pontos de melhoria, para que ela seja sempre otimizada.  

    O que é preciso para se tornar Developer Advocate?

    Os pré-requisitos para trabalhar como Developer Advocate envolvem ter um conhecimento prévio em desenvolvimento de software e comunidade open source; bem como habilidades interpessoais, como ser sociável e ter um perfil inovador. Ter um bom inglês também ajuda muito.

    Além disso, é preciso saber que sua rotina envolverá desenvolver e manter recursos para desenvolvedores, bem como representar a empresa e participar do ecossistema e da comunidade de desenvolvedores, construindo relacionamentos sólidos com a comunidade.

    galdino.png.6ec0981b912f989e7632328118c0ae12.pngTrocamos uma ideia com o Gabriel Galdino (foto ao lado), Developer Advocate da Conviso, para ele contar um pouco sobre os desafios e a rotina deste cargo. 

    Ele é formado em Relações Internacionais, e foi durante um mestrado, quando estudava sobre as cadeias produtivas da Apple, que decidiu buscar novos ares para a carreira e ingressou de cabeça nas comunidades de desenvolvedores. Atualmente está em uma graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

    Enquanto Developer Advocate na Conviso, quais têm sido seus desafios desempenhando esse papel?

    Tenho dedicado meu tempo para ajudar os Insiders a serem bem-sucedidos e produtivos com a ferramenta que amam e usam, o AppSec Flow. Para isso, tem sido necessário conhecer cada um dos desenvolvedores, além de construir relacionamentos com as comunidades externas de devs. Construir conexões genuínas é a minha paixão, entretanto, exige tempo. A capacidade de fazer conexões humanas é de longe o aspecto mais importante desse trabalho.

    Outro desafio é a definição de métricas para uma função que não é tradicional. Dado aos vários planos de fundo e às tarefas exclusivas do Developer Advocate, pode ser difícil encaixar métricas tradicionais a uma função em que um dos seus papéis principais é construir relacionamentos e criar elo entre a empresa e a comunidade.

    Como busca referências para executar seu trabalho no dia a dia?

    Atualmente faço parte de uma comunidade brasileira de Developer Relations, espaço que tem sido bastante útil para a troca de experiências e desafios. Além disso, acompanho atividades das(os) Developers Advocates Elder Moraes (Red Hat) e Carolina Fonseca (Zup Innovation) no Brasil; e também de Developers Advocates estrangeiras(os) Vickie Li (ShiftLeft) e JJ Asghar (IBM). Grande parte dos Dev Advocates está explorando um território totalmente novo sem um manual, então estamos todos aprendendo juntos e compartilhando novas experiências incríveis a todo momento.

    Acrescento também à lista de referências o livro THENGVALL, Mary. The Business Value of Developer Relations: How and Why Technical Communities Are Key to Your Success. Nacionalmente, tem os artigos científicos sobre Developer Relations do professor e pesquisador Awdren Fontão, os quais tem me ajudado a entender de modo mais profundo as dinâmicas da função.

    Você comentou comigo que existem dois "papeis”, um mais externo e um mais interno do developer advocate - quais são eles?

    O profissional Developer Advocate é responsável por atuar como apoio e agente facilitador na gestão de comunidades de desenvolvedores, levando em consideração o propósito e a cultura do negócio. Na Conviso, seu principal objetivo é empoderar os desenvolvedores sobre a importância do desenvolvimento seguro e garantir que as ferramentas desenvolvidas pela empresa sejam amigáveis e produtivas aos insiders. Nas comunidades externas de desenvolvedores, por meio da disseminação de conteúdo e recursos técnicos, o Advocate age como um “evangelizador”, conscientizando as pessoas sobre a importância da segurança e cultura AppSec no desenvolvimento de aplicações.

    Se você gostou do tema e quer saber mais sobre o universo da Segurança de Aplicações e Desenvolvimento Seguro, não deixe de assinar a newsletter da Conviso!

    Inscreva-se na newsletter!

    • Agradecer 1

    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...