
Você já ouviu falar em Developer Advocate? Papel ainda pouco difundido no Brasil, o termo refere-se à pessoa responsável por intermediar os interesses de desenvolvedores.
Quando atua em nome de uma empresa de software, este profissional faz uma ponte de contato entre os desenvolvedores e a plataforma e se envolve com as comunidades de devs. A pessoa developer advocate busca então difundir o produto, indo atrás de feedbacks confiáveis com os usuários para, assim, garantir a melhoria contínua do produto para esse público.
Mas como isso funciona, na prática?
Na Conviso, existe há tempos a ideia de evangelizar o mercado sobre a importância da Segurança de Aplicações – e neste contexto, o Developer Advocate tem papel fundamental.
Além disso, o papel deste profissional é também garantir que o produto da empresa – o AppSec Flow, uma plataforma completa de DevSecOps – esteja cumprindo bem a função de empoderar devs na construção de aplicações mais seguras.
Para isso, é necessário que esse profissional – que na Conviso é o Gabriel Galdino – torne-se usuário da plataforma, para ter uma compreensão completa acerca de como ela funciona, e também quais são os seus gaps e pontos de melhoria, para que ela seja sempre otimizada.
O que é preciso para se tornar Developer Advocate?
Os pré-requisitos para trabalhar como Developer Advocate envolvem ter um conhecimento prévio em desenvolvimento de software e comunidade open source; bem como habilidades interpessoais, como ser sociável e ter um perfil inovador. Ter um bom inglês também ajuda muito.
Além disso, é preciso saber que sua rotina envolverá desenvolver e manter recursos para desenvolvedores, bem como representar a empresa e participar do ecossistema e da comunidade de desenvolvedores, construindo relacionamentos sólidos com a comunidade.
Trocamos uma ideia com o Gabriel Galdino (foto ao lado), Developer Advocate da Conviso, para ele contar um pouco sobre os desafios e a rotina deste cargo.
Ele é formado em Relações Internacionais, e foi durante um mestrado, quando estudava sobre as cadeias produtivas da Apple, que decidiu buscar novos ares para a carreira e ingressou de cabeça nas comunidades de desenvolvedores. Atualmente está em uma graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Enquanto Developer Advocate na Conviso, quais têm sido seus desafios desempenhando esse papel?
Tenho dedicado meu tempo para ajudar os Insiders a serem bem-sucedidos e produtivos com a ferramenta que amam e usam, o AppSec Flow. Para isso, tem sido necessário conhecer cada um dos desenvolvedores, além de construir relacionamentos com as comunidades externas de devs. Construir conexões genuínas é a minha paixão, entretanto, exige tempo. A capacidade de fazer conexões humanas é de longe o aspecto mais importante desse trabalho.
Outro desafio é a definição de métricas para uma função que não é tradicional. Dado aos vários planos de fundo e às tarefas exclusivas do Developer Advocate, pode ser difícil encaixar métricas tradicionais a uma função em que um dos seus papéis principais é construir relacionamentos e criar elo entre a empresa e a comunidade.
Como busca referências para executar seu trabalho no dia a dia?
Atualmente faço parte de uma comunidade brasileira de Developer Relations, espaço que tem sido bastante útil para a troca de experiências e desafios. Além disso, acompanho atividades das(os) Developers Advocates Elder Moraes (Red Hat) e Carolina Fonseca (Zup Innovation) no Brasil; e também de Developers Advocates estrangeiras(os) Vickie Li (ShiftLeft) e JJ Asghar (IBM). Grande parte dos Dev Advocates está explorando um território totalmente novo sem um manual, então estamos todos aprendendo juntos e compartilhando novas experiências incríveis a todo momento.
Acrescento também à lista de referências o livro THENGVALL, Mary. The Business Value of Developer Relations: How and Why Technical Communities Are Key to Your Success. Nacionalmente, tem os artigos científicos sobre Developer Relations do professor e pesquisador Awdren Fontão, os quais tem me ajudado a entender de modo mais profundo as dinâmicas da função.
Você comentou comigo que existem dois "papeis”, um mais externo e um mais interno do developer advocate - quais são eles?
O profissional Developer Advocate é responsável por atuar como apoio e agente facilitador na gestão de comunidades de desenvolvedores, levando em consideração o propósito e a cultura do negócio. Na Conviso, seu principal objetivo é empoderar os desenvolvedores sobre a importância do desenvolvimento seguro e garantir que as ferramentas desenvolvidas pela empresa sejam amigáveis e produtivas aos insiders. Nas comunidades externas de desenvolvedores, por meio da disseminação de conteúdo e recursos técnicos, o Advocate age como um “evangelizador”, conscientizando as pessoas sobre a importância da segurança e cultura AppSec no desenvolvimento de aplicações.
Se você gostou do tema e quer saber mais sobre o universo da Segurança de Aplicações e Desenvolvimento Seguro, não deixe de assinar a newsletter da Conviso!
-
1
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.