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Algum problema com biblioteca matematica em C.


bsantos

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Eu tenho serios problemas com meu GCC ao usar funcoes matematicas. Esse codigo eh um exercicios (13 do capitulo 3) do livro do Andre Backes - Linguagem - Completa e Descomplicada. Como no exemplo abaixo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <tgmath.h>

int main(void) {
  double h, a, b;

  printf("-- Calculo da Hipotenuza do triangulo retangulo --\n");

  scanf("%lf%lf",&a,&b);
  h = sqrt(exp(2.00*log(a) + exp(2.00*log(b))));
 
  printf("O valor da hipotenuza eh: %.4lf\n",h);

  return EXIT_SUCCESS;
}

O problema aparece quando vou compilar, seja usando make ou gcc -std=c??. Tambem usando -std=gnu??

make exec13_3
cc     exec13_3.c   -o exec13_3
/usr/bin/ld: /tmp/ccktALow.o: na função "main":
exec13_3.c:(.text+0x36): referência não definida para "log"
/usr/bin/ld: exec13_3.c:(.text+0x49): referência não definida para "log"
/usr/bin/ld: exec13_3.c:(.text+0x52): referência não definida para "exp"
/usr/bin/ld: exec13_3.c:(.text+0x5c): referência não definida para "exp"
/usr/bin/ld: exec13_3.c:(.text+0x61): referência não definida para "sqrt"
collect2: error: ld returned 1 exit status
make: *** [<builtin>: exec13_3] Error 1

 

Eh nisso que fico perdido. Consultei as headers tgmath.h e math.h, alem de sua indicacao de livro (pdf) "ModernC". Mas nao consigo achar o problema da falta de referencia.

 

PS: sim, a ortografia falha eh por conta do teclado US.

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Só uma dica com relação ao Teorema de Pitágoras... Ao fazer:

1.png.2e0bf9fde0fef36b2b7c582c78261a59.png

Se a e/ou b forem muito grandes, você poderá obter +INFINTE (overflow) como resposta. A mesma coisa acontece com a exponenciação que você usou...

Uma aproximação melhor e menos provável de obter overflow é selecionando o maior dos dois valores (suponha: a) e fazer:

2.png.7c9a78bf23f98eaf628aa935b896aa25.png

Desde que a != 0 (neste caso h=|b|). Eis a simplificação:

3.png.5abf7ade25f4da89c4bd3739b00ed0d9.png

Assim, (b/a)², no máximo, será um valor subnormal (entre 0 e 1) e a podera ser bem mais próximo do máximo valor suportado da precisão do tipo em ponto flutuante. Além de diminuir o esforço ao calcular apenas uma potência simples.

4.png.04340b59cdae01991bf8e09106b2a120.png

A função:
 

#include <math.h>
 
#define swap(a,b) \
  { double t; t = (a); (a) = (b); (b) = t; }
 
double hipotenuse(double a, double b)
{
  double tmp;

  if ( isnan(a) || isnan(b) ) return NAN;
  if (b > a) swap( a, b );
  if (a < 0.0) return NAN;
  if ( a == 0.0 ) return fabs(b);
  // Poderíamos usar 'return -b' porque b pode ser igual a 0.0, o que resultaria em -0.0,
  // que, para todos os efeitos, é a mesma coisa que +0.0.

  tmp = b / a; 
  return a * sqrt(1.0 + tmp*tmp);
}

 

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Regra geral: TODA equação, ao ser codificada usando ponto flutuante, tem que ser condicionada para evitar condições de overflow e underflow... É bom lembrar que tipos em ponto flutuante têm menor precisão binária que os mesmos tipos, do mesmo tamanho, inteiros e que o domínio da representação desses valores (em ponto flutuante) não são ℝ, mas sim ℚ (domínio dos "racionais" -- o que, se pensar bem, é óbvio).

Sobre a alegação de precisão menor... O tipo long long int tem 63 bits de precisão (1 para o sinal), enquanto double tem 53 -- a estrutura de ambos os tipos e de 64 bits. A mesma coisa acontece com int e float (31 e 24, respectivamente). "Precisão" NÃO se refere à quantidade de "algarismos depois da vírgula"...

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Em 21/01/2021 em 11:44, fredericopissarra disse:

Regra geral: TODA equação, ao ser codificada usando ponto flutuante, tem que ser condicionada para evitar condições de overflow e underflow... É bom lembrar que tipos em ponto flutuante têm menor precisão binária que os mesmos tipos, do mesmo tamanho, inteiros e que o domínio da representação desses valores (em ponto flutuante) não são ℝ, mas sim ℚ (domínio dos "racionais" -- o que, se pensar bem, é óbvio).

Sobre a alegação de precisão menor... O tipo long long int tem 63 bits de precisão (1 para o sinal), enquanto double tem 53 -- a estrutura de ambos os tipos e de 64 bits. A mesma coisa acontece com int e float (31 e 24, respectivamente). "Precisão" NÃO se refere à quantidade de "algarismos depois da vírgula"...

Obrigado pela dica. Aliás, depois de ler, fui conferir a biblioteca <math.h> e sim, as funções estão definidas com double.

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