Ir para conteúdo

Geração dos títulos?


Leandro Fróes

Posts Recomendados

Fala galera, tudo bem?

 

Queria trazer aqui pra vocês uma questão um tanto polêmica, mas muito recorrente em meu pensamento e no que acabo vendo no mercado de segurança no geral. Vejo MUITA, mas MUITA gente que coloca títulos a frente de qualquer tipo de conhecimento de fato, como já ouvi de alguns amigos da área: "Análise de Malware virou o novo marketing". De fato... Como se faz uma análise, por exemplo, sem ter base alguma de S.O, programação e redes? Ou como se tem a habilidade de "proteger uma aplicação web" sem conhecer o httpd ou como se constrói uma aplicação web? Como tem tanta gente falando que sabe isso e faz aquilo, mas eu não vi nada publicado, nada feito, apenas palavras soltas e pior, as pessoas acreditam...

 

Eu acho muito estranho as pessoas terem orgulho de falar o que não sabem porque se você fizer uma pergunta se quer sobre o assunto a pessoa buga, da tela azul. Resumindo, se até o maior sábio dizia "Só sei que nada sei", como pode alguém dizer que SABE algo assim tão fácil, não?!

 

Queria deixar claro que esta é apenas minha opinião e estou totalmente aberto para conversar sobre, acho muito saudável ver pontos de vista diferentes sobre o assunto. Sei que é um ponto de vista meio tenso, mas eu queria saber de coração a opinião de vocês sobre isso, sem preconceito!!! ^_^

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Só agora vi esse tópico porque tava reorganizando o fórum hehe. Você diz tipo o pessoal que põe as certificações no título do LinkedIn ou cartão de visitas? Eu acho que pode ser um pouco de insegurança, mas entendo. No caso do LinkedIn (e na internet em geral) pode ser pra facilitar a busca também, quando estão buscando emprego. ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não lembro porque postei isso na época, mas deve ter sido pelo fato de um tempo atrás eu ter um preconceito muito grande quanto à certificações. Hoje eu posso dizer que continuo com o pensamento de que elas não podem provar seu conhecimento de fato, mas admito que elas ajudam um pouco dependendo do caso ? .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendro, eu compartilho de sua visão da coisa toda. Pelo que percebo, o problema é que certificações e cursos (de uma forma geral) só têm serventia mesmo se a pessoa está legitimamente interessada no assunto e quer melhorar seu repertório. Algo do tipo "quem sabe não ensinam um truque novo para um cachorro velho?".

No geral, de novo, pelo que percebo, a maioria das pessoas tenta usar cursos e certificações como um trampolim profissional, mas de forma totalmente artificial. Ou seja, não é baseado no "eu sei isso", mas, "eu sou certificado nisso". Não foi essa  intenção do Fernando, acredito, mas, como ele mesmo disse (parafraseando), é para "facilitar a busca de emprego".

Não digo isso de forma leviana, como uma crença pessoal apenas. Trabalhei, durante uma década, como professor de disciplinas técnicas de cursos profissionalizantes do SENAI e, exceto por alguns casos de pessoas genuinamente interessadas no assunto, a maioria faz "cursos" porque "o chefe mandou", porque é uma "folga do trabalho rotineiro" ou porque "vai aumentar o currículo"... A última é uma alegação perfeitamente válida (do ponto de vista da empregabilidade), mas não faz de ninguém um expert.

Junte isso ao fato de que o aluno médio não sabe sequer que existem métodos para "estudar" ou o que quer que isso signifique além de "tirar nota boa" e temos experts  que não são especializados em coisa alguma, no geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS: Conheço um monte de gente que fica espantadíssima e expressam dúvidas de minha alegação, por exemplo, de que consigo ler mais de 100 livros por ano (de conteúdo técnico ou não)... EU considero que quem lê menos de uns 30 livros (e os entende!) por ano é um iletrado (para não usar palavra mais ofensiva!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...