Ir para conteúdo

PIC16F685


Leandro de Jesus Ribeiro

Posts Recomendados

  • 1 ano depois...

Acho que é quase isso @bsantos. Acho que ele tem um programa compilado para PIC, que é um binário e uma galera se refere como "o hexadecimal" por não ser mais legível, etc (dá pra abrir num editor hexa, claro) e aí ele quer descompilar para C de volta. Eu nunca fiz, mas deve dar sim. Talvez com o IDA ou Ghidra? Acho que vale tentar.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então @Fernando Mercês nesse caso, tem que se ver e espero que os @Leandro de Jesus Ribeiro não se decepcione caso não consiga fazer a eng reversa mesmo lendo do hex. Isso porque o MpLab (compilador ASM ou C para o microchip) tem opção de encriptação para a proteção de propriedade intelectual do firmware embutido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Apoiador Nibble

O post é antigo mas ainda posso contribuir com algo, passei por algo parecido em um Arduino, apenas com o hex ainda é possivel transformar o hex em texto para  bytes puros.

Esse formato hex na real é um formato criado pela intel, Intel HEX, e é possivel reconstruir ele sabendo como a placa realiza seu formato, para isso é preciso dar uma pesquisada nesse PIC, um exemplo da wikipedia:

:10010000214601360121470136007EFE09D2190140

  Start code   Byte count   Address   Record type   Data   Checksum

Sabendo disso, a gente pode pegar os dados 214601360121470136007EFE09D21901 e transformar em bytes mesmos, daí fica facil abrir em qualquer tool para disassembly ou algo do tipo.

 

Sobre aquele meu problema do arduino, eu acabei criando uma tool extremamente simples para fazer essa conversão de hex para arquivo cru https://github.com/AandersonL/hex2raw, é um projeto antigo e de certa forma abandonado, mas la eu fiz um esquema com uma YAML para expandir para outras placas, então caso o @Leandro de Jesus Ribeiro se interesse é possivel portar esse PIC  e fazer alguns testes. ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...