Willm Posted September 11, 2019 at 01:23 AM Share Posted September 11, 2019 at 01:23 AM Eu queria falar sobre esse video aí onde o mercês cita o 3D, arte e relaciona isso com matemática, mas felizmente a unica coisa que a pessoa precisa saber é um pouco de geometria. Exemplos: Esse é um cubo com um vertice selecionado. Um cubo com uma aresta selecionada. Um cubo com a face secionada. Você tambem pode movimentar e rotacionar eles(vértices, arestas e faces) em todas as tres dimensões(largura, altura e profundidade). E tudo isso foi usando conhecimentos básicos de geometria que todos aprendem na escola. Olha aí esse nariz mal feito que eu fiz no blender kk Se você olha mais de perto vai perceber que ele é composto de vários vértices que formam arestas, arestas que formam polígonos e esses polígonos foram manipuladas para obter o objeto desejado Viu? Esse ursinho low poly, criado por mim, também é cheio de vários vértices, arestas e faces Lembrando que eu vim aqui apenas para mostrar a vocês essa outra área da computação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Willm Posted September 11, 2019 at 02:37 AM Author Share Posted September 11, 2019 at 02:37 AM Lembrando que vocês vão precisar saber um pouco sobre ângulos. Exemplos: As vezes é preciso rotacionar os objetos 3d em algum dos três eixos(x, y, z) A rotação desse cubo, por exemplo, esta em 0º (zero graus) em todos os eixos Agora ele está rotacionado em 45º (quarente e cinco graus) no eixo z, 0º (zero graus) no eixo y e 0º (zero graus) no eixo x. E agora ele está rotacionado em 45º (quarenta e cinco graus) no eixo z, 45º (quarenta e cinco graus) no eixo y e 0º no eixo x Essa coisa vermelha que atravessa o cubo representa o x e o verde representa y e z é obviamente para cima Tá fácil, né? Tem também como usar o python para movimentar ou rotacionar esse cubo nos três eixos e, assim, desenvolver games. Não é difício usar o python no blender, mas talvez eu ensine se esse post tiver agradado o fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fernando Mercês Posted September 12, 2019 at 02:37 AM Share Posted September 12, 2019 at 02:37 AM 23 horas atrás, Willm disse: talvez eu ensine se esse post tiver agradado o fórum Parabéns pelo tópico, @Willm! A mim agrade bastante pois sempre quis entender como isso funcionava. É uma área que nunca explorei, mas admiro muito! Curti o nariz e o ursinho hahaha Se for escrever mais, tem um leitor aqui já! ? Abraço! Link to comment Share on other sites More sharing options...
fredericopissarra Posted September 16, 2019 at 12:05 AM Share Posted September 16, 2019 at 12:05 AM Faz um tempinho que não escrevo por lá: https://playingwith3d.wordpress.com/ E nesse aqui também: https://projectvirtualworlds.wordpress.com/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
mol3cul4rna Posted November 2, 2019 at 01:53 PM Share Posted November 2, 2019 at 01:53 PM Eu gosto muito do blender. Obrigado pelo tópico. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.