Em um momento em que, mais do que nunca, tem sido crucial proteger as aplicações de negócios e instituições contra tentativas de invasões, as empresas passaram a entender a necessidade de investir em produtos e serviços que possam ajudar a manter a infraestrutura de TI de uma organização segura.
Afinal, proteger aplicações envolve proteger também os clientes e até mesmo a reputação de uma empresa. E com o endurecimento de legislações e penas no mundo todo para empresas que exponham os dados dos clientes em vazamentos, a tendência é que a busca por esse tipo de profissional apenas aumente.
Elencamos alguns motivos para você considerar uma carreira em segurança de aplicações:
1 - Oferta e demanda: profissionais de AppSec estão em falta no mercado
É a famosa lei da oferta e da demanda. As oportunidades são muitas, mas os profissionais são escassos. Desta forma, nunca faltarão vagas ou oportunidades de crescimento para os bons profissionais que investirem em uma carreira no setor. É claro que isso não significa que o profissional de AppSec possa se acomodar - trata-se de um setor que evolui diariamente, então os estudos e o desenvolvimento constante são necessários.
2 - É apontada como uma das carreiras mais promissoras para os próximos anos!
Em um artigo publicado pelo Business Insider, duas carreiras relacionadas à infosec- Information security analysts e Software Tester ficaram, respectivamente, em 16º e em 1º - sim - 1º lugar como apostas de carreiras mais promissoras para os próximos anos. Vale ressaltar que Segurança de Aplicações é uma subcategoria de infosec ainda mais valorizada atualmente.
3 - Trabalhe de onde quiser, de qualquer lugar do mundo
Isso não é regra, mas por não ser um trabalho que dependa necessariamente da presença física dos times, é comum que muitas empresas de segurança de aplicações adotem o trabalho remoto ou, pelo menos, tenham uma flexibilidade maior neste quesito. Na Conviso - empresa pioneira em segurança de aplicações no Brasil e uma das mantenedoras aqui do Mente Binária - esta mobilidade já faz parte da cultura da empresa, e toda a equipe trabalha remotamente, de cidades, estados e até mesmo países diferentes. Os times atendem a clientes do mundo todo - a empresa é global - de onde se sentirem mais confortáveis.
4 - AppSec não envolve apenas carreiras técnicas
Uma empresa de segurança de aplicações não é feita apenas de analistas focados na parte técnica do negócio.
É necessária uma equipe de marketing que tenha um bom conhecimento do negócio e também do seu público-alvo, que será bem nichado.
São necessários também tech writers que estudem o tema para produzir artigos, documentações e materiais essenciais para a rotina da empresa. É necessária uma equipe de vendas que se especialize em segurança de aplicações para aprender a vender os produtos e serviços da empresa de forma assertiva.
Ou seja: caso você tenha afinidade com o tema, mas seja de outras áreas, nada impede que você trabalhe com segurança de aplicações.
E você, tem interesse em ingressar em uma carreira em segurança de aplicações? A boa notícia é que a Conviso está com o banco de talentos aberto e contratando profissionais que queiram ingressar neste mercado.
Para cadastrar o seu currículo, acesse a página de Carreiras da Conviso.
E caso este artigo tenha te deixado curioso para investir em uma carreira em AppSec, não deixe de ler as 4 dicas dos experts Conviso para quem deseja ter uma carreira de sucesso em Segurança de Aplicações!
- 3
Recommended Comments
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.