Ir para conteúdo
  • Apagão no CNPq alerta para necessidade de empresas investirem em segurança


    Bruna Chieco

    Um incidente relacionado aos sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deixou indisponível o acesso ao currículo Lattes e diversos sistemas de informática da instituição. O problema já ocorre há mais de três dias, levando à repercussão, nas redes sociais, de cientistas e professores que estão se manifestando sobre o quanto o "apagão" pode prejudicar seus trabalhos.

    A Plataforma Lattes CNPq integra as bases de dados de currículos e de instituições da área de ciência e tecnologia em um único sistema de informações. Sua importância e relevância atual se estende não somente às atividades operacionais de fomento do CNPq, como também às ações de outras agências federais e estaduais na área da Ciência e da Tecnologia. O CNPq nomeou o sistema em homenagem a César Lattes, físico brasileiro e um dos principais responsáveis pela criação da instituição. 

    Em comunicado, o CNPq afirma que "o problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados". A instituição destaca que existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas, reforçando que não houve perda de dados da Plataforma Lattes.

    O incidente repercutiu negativamente entre pessoas que atuam nas áreas de Ciência e Tecnologia, já que o site reúne toda a trajetória acadêmica dos pesquisadores brasileiros, enquanto professores e estudantes cadastram as informações sobre sua produção acadêmica, as pesquisas em andamento ou finalizadas, os artigos publicados, as bolsas conquistadas, entre outros.

    Apesar do CNPq afirmar que há backup, a demora para o restabelecimento do sistema incomodou os especialistas da área. A Cientista da Computação recentemente entrevistada pelo Mente Binária, Nina da Hora, manifestou em suas redes sociais a insatisfação com as explicações dadas no comunicado do CNPq sobre o ocorrido:

     

    O professor e político Comte Bittencourt está entre os que se manifestaram sobre a problemática relacionada à indisponibilidade do sistema:

    Nós do Mente Binária notamos que parece haver uma negligência em relação aos processos de backup de dados, já que muitas empresas e instituições sofrem com esse tipo de apagão ou falta de acesso, especialmente por conta de ataques e ameaças de segurança, como ransomware, o que tem sido crescente. Isso denota a baixa maturidade das empresas em relação à segurança, disponibilidade e integridade dos dados, que é o caso do incidente ocorrido no CNPq, mesmo que este não esteja relacionado a um ataque.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...