Pesquisadores descobriram um novo conjunto de aplicativos falsos para Android na Google Play Store. Os apps sequestram notificações de mensagens SMS para realizarem fraudes de faturamento, segundo informações do The Hacker News.
Os aplicativos em questão tem como alvo principal usuários no sudoeste da Ásia e na Península Arábica, atraindo um total de 700 mil downloads antes de serem descobertos e removidos da plataforma. As descobertas foram relatadas de forma independente pelas empresas de segurança Trend Micro e McAfee.
Se passando por apps de editores de fotos, papéis de parede, quebra-cabeças, e outros aplicativos relacionados a câmeras, eles possuem um malware embutido que sequestra notificações de mensagens SMS e, em seguida, faz compras não autorizadas, disseram pesquisadores.
Os aplicativos falsos aparentemente pertencem ao malware Joker (também conhecido como Bread). A McAfee, no entanto, está rastreando a ameaça com um apelido separado chamado Etinu. O malware é conhecido por realizar fraudes de faturamento, roubando de mensagens SMS, listas de contato e informações do dispositivo.
Os autores de malware normalmente empregam uma técnica chamada controle de versão, que se refere ao upload de uma versão limpa do aplicativo na Play Store para criar confiança entre os usuários e, em seguida, adicionam sorrateiramente um código malicioso por meio de atualizações do aplicativo, em uma tentativa de escapar do processo de revisão do app na loja.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.