Ir para conteúdo
  • BazarCall utiliza call centers para distribuir malware


    Bruna Chieco

    Um novo malware chamado BazarCall utiliza call centers para distribuir alguns dos malwares mais prejudiciais do Windows. Segundo o BleepingComputer, o novo malware está sendo distribuído por call centers no final de janeiro e é utilizado para instalar o malware BazarLoader.

    A campanha começa com um e-mail de phishing, mas a partir daí se desvia para um novo método de distribuição, usando call centers para distribuir documentos Excel maliciosos que instalam malwares. Em vez de agrupar anexos, os e-mails do BazarCall solicitam aos usuários que liguem para um número de telefone para cancelar uma assinatura antes de serem cobrados automaticamente. Esses call centers direcionam os usuários a um site especialmente criado para baixar um "formulário de cancelamento" que instala o malware BazarCall.

    O BleepingComputer explica que os ataques BazarCall começam com um e-mail de phishing direcionado a usuários corporativos que afirmam que o teste gratuito do destinatário está prestes a acabar. No entanto, esses e-mails não fornecem detalhes sobre a suposta assinatura, solicitando que o usuário entre em contato com um número de telefone listado para cancelar a assinatura antes de ser cobrado. 

    Quando um destinatário liga para o número, ele é atendido por uma pessoa. Quando ele solicita mais informações sobre como cancelar a assinatura, o agente do call center pede à vítima um ID de cliente exclusiva incluído no e-mail. Um pesquisador da Binary Defense disse ao BleepingComputer que esse ID é um componente central do ataque e é usado pelo call center para determinar se o chamador é uma vítima específica.

    Se um ID de cliente correto for fornecido, o agente do call center direciona o usuário a um site falso que finge ser a empresa de serviços. O agente telefônico permanece ao telefone com a vítima a guiando até uma página de cancelamento onde será solicitada a inserção de seu ID de cliente. Quando o usuário insere seu número de ID de cliente, o site automaticamente solicita ao navegador que faça download de um documento Excel. O agente do call center ajuda a vítima a abrir o arquivo e a clicar no botão 'Habilitar Conteúdo' para habilitar macros maliciosos. Quando os macros do Excel são habilitadas, o malware BazarCall é baixado e executado no computador da vítima.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...