Um malware que visa Macs com o chip M1 da Apple está infectando máquinas em todo o mundo, informa o ThreatPost. A descoberta de pesquisadores de segurança segue outra, que descobriu um adware para macOS criado para atingir o novo processador da Apple. O system-on-a-chip (SoC) M1 foi lançado no ano passado.
Com os novos Macs começando a ser lançados junto ao chip, os cibercriminosos estão voltando sua atenção para esses alvos. O ThreatPost já havia informado sobre a descoberta de uma variante do “Pirrit”, um aplicativo malicioso de distribuição de adware que tem agora como alvo específico o novo M1. Agora, o malware apelidado de Silver Sparrow está em cena, sendo totalmente novo e desenvolvido para o ecossistema M1, segundo analistas da empresa de cibersegurança Red Canary.
Eles explicam que o malware foi executado em máquinas e parece estar a espera de mais instruções. Isso significa que os autores são adversários avançados e sofisticados, disseram os pesquisadores. Não está claro como o malware se espalha. A infraestrutura do Silver Sparrow está hospedada na plataforma de nuvem Amazon Web Services S3, de acordo com a Red Canary, e os domínios de callback que ele usa são hospedados por meio da rede de distribuição de conteúdo (CDN) da Akamai.
Segundo a empresa, em 17 de fevereiro deste ano, o malware já havia infectado 29.139 endpoints macOS em 153 países, de acordo com pesquisadores, sendo os principais alvos o Canadá, a França, a Alemanha, o Reino Unido e os Estados Unidos.
Recommended Comments
There are no comments to display.
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.