"Em 1º de junho, a Fujifilm Corporation em Tóquio tomou conhecimento da possibilidade de um ataque de ransomware. Por excesso de cautela, a Fujifilm Corporation imediatamente tomou a medida preventiva de desligar sua rede e servidores em todas as regiões", diz o aviso.
Após uma investigação inicial, a empresa diz não haver evidências de qualquer impacto na rede ou em quaisquer servidores ou outros equipamentos ou sistemas de rede na região das Américas, incluindo e-mail, e que não detectou nenhuma perda, destruição, alteração ou uso não autorizado de dados de sistemas nesta região. "Dessa forma, colocamos a rede, os servidores e os sistemas eletrônicos das Américas novamente online em 3 de junho", informou. "Esperamos que nossos negócios na região das Américas estejam totalmente operacionais em 4 de junho", complementa o comunicado.
Em conversas com funcionários da Fujifilm, o BleepingComputer soube anteriormente que o problema já era conhecido internamente como um ataque causado por ransomware e que a empresa foi forçada a derrubar partes de sua rede em todo o mundo. A interrupção da rede impediu o acesso ao e-mail, ao sistema de faturamento e a um sistema de relatórios. Não se sabe se a Fujifilm pagou o resgate.