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  • A Federal Trade Commission (FTC) fez um acordo com o Zoom após acusar a empresa de videochamadas de se envolver em "uma série de práticas enganosas e injustas que minaram a segurança de seus usuários". Segundo a FTC, o Zoom alegava que sua criptografia era mais forte do que realmente era. Em acordo, a FTC exige que a empresa implemente um programa robusto de segurança da informação para resolver as acusações.

    A FTC alega que o Zoom manteve as chaves criptográficas que poderiam permitir à empresa acessar o conteúdo das reuniões de seus clientes, e que suas reuniões tinham um nível de criptografia inferior ao prometido. “As alegações enganosas do Zoom deram aos usuários uma falsa sensação de segurança, de acordo com a reclamação da FTC, especialmente para aqueles que usaram a plataforma da empresa para discutir tópicos delicados, como saúde e informações financeiras”, diz a FTC.

    Segundo a FTC, pelo menos desde 2016, o Zoom enganou os usuários ao anunciar que oferecia "criptografia ponta-a-ponta de 256 bits" para proteger as comunicações dos usuários, quando na verdade fornecia um nível inferior de segurança. A criptografia ponta-a-ponta é um método de proteger as comunicações de forma que apenas o remetente e os destinatários, e nenhuma outra pessoa, nem mesmo o provedor da plataforma, possa ler o conteúdo.

    O Zoom admitiu o erro, segundo o TechCrunch, levando a empresa a lançar um esforço de recuperação de 90 dias, que incluiu a implementação de criptografia ponta-a-ponta para seus usuários. Isso acabou sendo lançado no final de outubro, mas inicialmente dizendo que os usuários gratuitos não poderiam usar criptografia.

    A FTC também alegou que o Zoom armazenou algumas gravações de reuniões não criptografadas em seus servidores por até dois meses e comprometeu a segurança de seus usuários ao instalar secretamente um servidor web chamado ZoomOpener nos computadores de seus usuários para que eles entrassem nas reuniões mais rapidamente. O Zoom lançou uma atualização que removeu o servidor web, e a Apple também interveio para remover o componente vulnerável dos computadores de seus clientes.

    Em sua declaração, a FTC disse que proibiu a Zoom de deturpar suas práticas de segurança e privacidade no futuro, e concordou em iniciar um programa de gerenciamento de vulnerabilidade e implementar uma segurança mais forte em sua rede interna. O porta-voz da Zoom, Colleen Rodriguez, disse em um comunicado que o Zoom "já tratou dos problemas identificados pela FTC".


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