Ir para conteúdo
  •      Junte-se à galera que nos apoia!
  • Criando um artigo no portal


    Leandro Fróes

    Faz algum tempo que o Mente Binária está com uma nova área de artigos, isto é, uma parte especial do site que reúne todos os artigos escritos por membros da nossa comunidade. A submissão é livre, ou seja, qualquer pessoa pode submeter um artigo e teremos o prazer de ajudar no desenvolvimento e revisão até o momento da publicação.

    Por onde eu começo?

    Comece pelo começo! A primeira coisa que você precisa ter é uma ideia de assunto para ser abordado e, após tê-la, se faça a seguinte pergunta: já existem artigos/tutoriais sobre este assunto? Eu domino minimamente este assunto? Vale a pena? Se buscarmos no Google por "Introdução à linguagem Python", por exemplo, teremos um número incontável de resultados explicando este assunto de várias formas diferentes, então este talvez seja um tipo de texto "mais do mesmo". Agora se sua abordagem é diferente ou o assunto é novo, certamente vale a pena.

    De forma alguma estamos dizendo que não é interessante você fazer suas próprias anotações sobre um assunto que seja objetivo do seu estudo, mesmo que já haja muito material sobre, mas a ideia aqui é tentarmos trazer coisas novas ou até mesmo coisas já abordadas, mas de uma forma diferente, mais fácil e direcionada para o nosso público.

    Ok, e depois?

    Depois é só começar a escrever! Aqui vão algumas sugestões para o seu texto arrebentar:

    Recomendações

    Tendo em vista que nosso portal recebe pessoas de vários níveis técnicos e áreas, é importante seguirmos algumas boas práticas e mantermos algumas coisas em mente ao escrevermos um artigo.  São elas:

    • Cuidado com o nível técnico: se o seu artigo for um artigo técnico, ótimo, só preste atenção para esclarecer nomenclaturas, siglas e conceitos que talvez o leitor não tenha.
    • Nunca esqueça de dar referências: é de extrema importância para o leitor saber de onde você tirou as informações que estão no artigo. É interessante também adicionar locais para se aprender melhor sobre o assunto (isto pode incluir perfis de redes sociais quando estamos referenciando alguma pessoa que domine o assunto: Twitter, Github, blogs, etc).
    • Sempre demonstre a prova de conceito (PoC): no mínimo demonstre uma prova (captura de tela, trecho de código, vídeo, etc) de que o que você está falando é de fato verdade.
    • Mostre seu código: não é obrigatório, até porque ninguém é obrigado a mostrar seus códigos, mas saibam que apoiamos e muito aqueles que mostram. Demonstrando o seu código você permite que o leitor entenda melhor o que você quer dizer e abre possibilidades para contribuições, sugestões, etc (incrível, não?!). Se for o caso, coloque uma referência para o seu Github caso o código de PoC esteja lá e/ou coloque trechos de código/comandos no próprio artigo usando as tags de "Código".
    • O texto tem que estar claro: parece uma afirmação óbvia, mas as vezes é extremamente difícil ter clareza no texto, principalmente com assuntos de alta complexidade.
    • Cuidado com a ortografia: fique tranquilo que nós vamos revisar o seu artigo antes dele ser publicado, mas ainda assim, reserve um tempinho para revisar a escrita.
    • Pense em quem vai ler: você escreve para os outros, não para si. Sendo assim, é importante se colocar no lugar do leitor, fazendo com o que o texto antecipe suas principais dúvidas. O foco é o leitor e um artigo de sucesso é quando é útil para ele.

    Atenção!!!

    Tenha em mente que por mais que os itens citados acima sejam "recomendações" eles são levados em consideração quando analisamos se um artigo está apto ou não para entrar no nosso processo de revisão seguido de publicação. No entanto, fique tranquilo! Não é porque seu artigo não atendeu requisito X ou Y que ele "não será aceito". Orientar você e garantir que todos os requisitos foram atendidos são nossos principais papeis no processo de revisão.

    E se você não atender os requisitos, ou talvez atender poucos deles, significa que seu artigo não será aceito? NÃO! Muito pelo contrário, explicaremos para você o porque naquele momento o seu artigo não poderá seguir no processo, mas que ele será muito bem vindo após aplicadas as devidas mudanças ?.

    Terminei, e agora?

    Envie para a gente o artigo em formato do Word, LibreOffice, Pages, etc que a gente vai revisar para você e com você. Basta enviar como anexo para o e-mail editorial (em) mentebinaria.com.br. Talvez surjam situações onde você precisará fazer alterações e nos enviar de volta até que este fique pronto para publicação, mas, fique tranquilo, estamos acostumados com este processo e este só será publicado após sua aprovação final!

    Qualquer dúvida, fique à vontade para falar com a gente, dar ideias, feedbacks, etc.

    Esperamos que este post tenha esclarecido algumas dúvidas sobre a criação e submissão de artigos para o portal e repito, conteúdo novo é sempre bem-vindo!

    Um abraço!


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...