Jump to content
  • Contributing


    • Fernando Mercês
      O Mente Binária foi criado pelo @Fernando Mercês em 2007 como um blog, já com a intenção de compartilhar técnicas para resolver problemas comuns no dia a dia técnico de um profissional de TI. De lá para cá, foram várias mudanças. Passamos de blog a fórum, empresa de treinamentos, até que chegamos ao formato atual de uma instituição sem fins lucrativos suportada pela comunidade. Nosso objetivo é de integrar profissionais de segurança, ajudando, principalmente os iniciantes, a estruturarem suas carreiras, aumentarem seu conhecimento técnico de base e com isso melhorarem suas vidas. Parece difícil? Acreditamos que não. Milhares de pessoas consomem nosso conteúdo mensalmente, que entregamos através de vários projetos na área. Alguns deles são:
      O portal mais de 2000 membros que você está acessando agora, onde publicamos artigos, dicas e mantemos um fórum de discussões para a comunidade. O nosso canal no YouTube Papo Binário, com mais de 20000 inscritos onde já publicamos mais de 300 vídeos de conteúdo sobre segurança, Linux, engenharia reversa, carreira e entrevistas com profissionais da área. Nosso livro Fundamentos de Engenharia Reversa, que você encontra sempre atualizado. Os softwares que fazemos, todos livres e publicados de forma colaborativa, com código e comentários. Os treinamentos que publicamos, todos gratuitos. Para tudo isso ser possível, contamos com uma empenhada equipe de 6 pessoas. Projetos como o Papo Binário têm um custo elevado com viagens para entrevistas, equipamento, edição e produção de áudio e vídeo. O portal também tem custos de hospedagem, domínio e da plataforma. Não conseguimos arcar com tudo sozinhos. Para continuar oferecendo este conteúdo de maneira isenta, livre de influências patrocinadas, precisamos de doações e por isso lançamos mão desta campanha para você, que curte nosso trabalho, se tornar um apoiador do projeto, no estilo patrono. É bem simples: você nos ajuda a continuar e passa a fazer parte do núcleo da nossa comunidade. Olha só as vantagens que você recebe ao doar:
      Badge de apoiador aqui no portal. Acesso à área Núcleo, onde você será consultado sobre decisões importantes e novos projetos. Após 3 meses de apoio, você passa a tar descontos/vantagens e até gratuidades em ingressos dos seguintes eventos parceiros: BHack BSides Roadsec Desconto de 10% nos treinamentos de C/C++ e C++ com Qt da Agit Informática. Relatório de transparência financeira, postado mensalmente na nossa área Núcleo. Afinal, você tem direito de saber como sua doação está sendo utilizada! Outras vantagens que lançaremos no futuro, sempre pensando em você! Nosso eterno e verdadeiro agradecimento por ajudar a levar conteúdo de qualidade para milhares de brasileiros, incluindo você! 😍 Quero apoiar!
      Legal, agora é só doar para a campanha no apoia.se e escolher entre cartão de crédito ou boleto bancário! 💚
      Alternativamente, você pode usar o PicPay:

       
      As vantagens mudam de acordo com a doação?
      Não! A gente parte do princípio que todo apoiador merece o mesmo. Agradecemos muito qualquer valor mensal. Se você puder pagar mais, ótimo. Se não, ótimo também.
      Já doei. Como acesso a área Núcleo?
      Basta enviar uma mensagem para nós pelo formulário de contato informando seu nome de usuário aqui no site e o e-mail utilizado para a doação. A @Gabrielle Alves vai ter o maior prazer em te responder! 💚
      Tenho uma empresa, como posso apoiar?
      Se você tem uma empresa pode ajudar a tornar este sonho realidade com uma doação maior. Em troca podemos colocar seu logotipo nos vídeos do canal Papo Binário, além de te oferecermos as vantagens de membro Apoiador. Outra ajuda é enviar esta página para seu mailing de clientes ou participantes de eventos! Por favor, entre contato com a gente!
       
      Apoio:


    • Leandro Fróes
      Faz algum tempo que o Mente Binária está com uma nova área de artigos, isto é, uma parte especial do site que reúne todos os artigos escritos por membros da nossa comunidade. A submissão é livre, ou seja, qualquer pessoa pode submeter um artigo e teremos o prazer de ajudar no desenvolvimento e revisão até o momento da publicação.
      Por onde eu começo?
      Comece pelo começo! 😀 A primeira coisa que você precisa ter é uma ideia de assunto para ser abordado e, após tê-la, se faça a seguinte pergunta: já existem artigos/tutoriais sobre este assunto? Eu domino minimamente este assunto? Vale a pena? Se procurarmos no google por "Introdução à linguagem Python", por exemplo, teremos um número incontável de resultados explicando de várias formas diferentes, então este talvez seja um tipo de texto "mais do mesmo", mas se sua abordagem é diferente ou o assunto é novo, certamente vale a pena.
      De forma alguma estamos dizendo que não é interessante você fazer suas próprias anotações sobre um assunto que seja objetivo do seu estudo, mesmo que já haja muito material sobre, mas a ideia aqui é tentarmos trazer coisas novas ou até mesmo coisas já abordadas, mas de uma forma diferente, mais fácil e direcionada para o nosso público. 😉
      Ok, e depois?
      Após ter a ideia e responder as perguntas fale com a gente! Seja por mensagem aqui no portal ou pelo Discord, nos contacte e conte sua ideia de artigo. Depois de tudo acordado é só começar a escrever! O caminho mais rápido é um documento no Google Drive ou Office 360 compartilhado com a gente, para usarmos os recursos de revisão.
      Recomendações
      Tendo em vista que nosso portal recebe pessoas de vários níveis técnicos e áreas, é importante seguirmos algumas boas práticas e mantermos algumas coisas em mente ao escrevermos um artigo.  São elas:
      Cuidado com o nível técnico: se o seu artigo for um artigo técnico, ótimo, só preste atenção para esclarecer nomenclaturas, siglas e conceitos que talvez o leitor não tenha. Nunca esqueça de dar referências: é de extrema importância para o leitor saber de onde você tirou as informações que estão no artigo. É interessante também adicionar locais para se aprender melhor sobre o assunto (isto pode incluir perfis de redes sociais quando estamos referenciando alguma pessoa que domine o assunto: Twitter, Github, blogs, etc). Sempre demonstre a prova de conceito (PoC): no mínimo demonstre uma prova (captura de tela, vídeo, etc) de que o que você está falando é de fato verdade. Mostre seu código: não é obrigatório, até porque ninguém é obrigado a mostrar seus códigos, mas saibam que apoiamos e muito aqueles que mostram. Demonstrando o seu código você permite que o leitor entenda melhor o que você quer dizer e abre possibilidades para contribuições, sugestões, etc (incrível, não?!). Se for o caso, coloque uma referência para o seu Github caso o código de PoC esteja lá e/ou coloque trechos de código/comandos no próprio artigo usando as tags de "Código". Tente ser o mais claro possível: parece uma afirmação óbvia, mas as vezes é extremamente difícil ser claro, principalmente com assuntos de alta complexidade. Cuidado com a ortografia: fique tranquilo que nós vamos revisar o seu artigo antes dele ser publicado, mas ainda assim, reserve um tempinho para revisar a escrita. Pense no leitor: você escreve para os outros, não para si. Sendo assim, é importante se colocar no lugar do leitor, fazendo com o que o texto antecipe suas principais dúvidas. O foco é o leitor e um artigo de sucesso é quando é útil para ele. 🙂 Terminei, e agora?
      Envie para a gente o artigo em formato Word (pode ser via Google Drive / Office 360 ou mesmo o documento do LibreOffice, Office, Pages, etc) que a gente vai revisar para você e com você. Talvez surjam situações onde você precisará fazer alterações e nos enviar de volta até que este fique pronto para publicação, mas, fique tranquilo, estamos acostumados com este processo e este só será publicado após sua aprovação final!
      Qualquer dúvida, fique à vontade para falar com a gente, dar ideias, feedbacks, etc.
      Esperamos que este post tenha esclarecido algumas dúvidas sobre a criação e submissão de artigos para o portal e repito, conteúdo novo é sempre bem-vindo! 🤓
      Um abraço!

×
×
  • Create New...