Administrators Fernando Mercês Posted May 15, 2018 at 04:59 PM Administrators Share Posted May 15, 2018 at 04:59 PM Queridos amigos, No dia 12 de Maio de 2018 lançamos este livro online, em português e totalmente gratuito, graças ao apoio de vocês! O livro é de vocês: http://menteb.in/livro Este tópico é para discutir sobre o livro, sugestões, críticas, correções, etc. Por favor, usem e abusem dele! Toda a comunidade agradece! ? 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
marconilenza Posted May 16, 2018 at 03:14 PM Share Posted May 16, 2018 at 03:14 PM "Assim como o hardware, o software também pode ser desmontado. De fato, existe uma categoria especial de softwares com estão função chamados de disassemblers, ou desmontadores." Achei este errinho ortográfico lendo o livro... Mais uma vez, parabéns, Fernando. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administrators Fernando Mercês Posted May 16, 2018 at 10:31 PM Author Administrators Share Posted May 16, 2018 at 10:31 PM 7 horas atrás, marconilenza disse: Achei este errinho ortográfico lendo o livro... Beleza, corrigido! Muito obrigado por reportar, pelo apoio e por tudo mais! Espero que curta o livro!!! \o/ Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aof Posted June 8, 2018 at 04:59 PM Share Posted June 8, 2018 at 04:59 PM (edited) "O sistema binário surgiu há muito tempo e não vou arriscar precisar quando nem onde mas em 1703 o alemão Leibniz publicou um" acredito que faltou um ponto seguido em nem onde Edited June 8, 2018 at 05:08 PM by Aof Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aof Posted June 8, 2018 at 05:11 PM Share Posted June 8, 2018 at 05:11 PM sistema de numeração decimal. No entanto, em binário binário, como o próprio Não tenho certeza, mas acho que foi erro mesmo. Ou não. hehehe? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administrators Fernando Mercês Posted June 11, 2018 at 11:01 PM Author Administrators Share Posted June 11, 2018 at 11:01 PM Valeu @Aof. Removi a palavra repetida e deixei mais clara a sentença sobre a criação do sistema binário. Obrigado por ler! Abraço! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aof Posted June 12, 2018 at 02:21 AM Share Posted June 12, 2018 at 02:21 AM (edited) @Fernando Mercês já pesquisei no Google algum post sobre algo parecido ao um dicionario com palavras: bitwise, bypass e seus significados e não encontrei nada. Acho que seria bem legal ter uma especie de Dicionario de RE no livro Fundamentos de Engenharia Reversa . Eu não sabia o que era "bitwise" (bit-a-bit) ate ler o livro http://menteb.in/livro. Muito obrigado pelo excelente trabalho que você vem desenvolvendo. Abraço! Edited June 12, 2018 at 02:23 AM by Aof Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
toto9202 Posted July 31, 2018 at 05:43 PM Share Posted July 31, 2018 at 05:43 PM No capítulo que trata de Números Negativos, o seguinte parágrafo: O que aconteceu? Bem, realmente 0b11110101 dá 246 (em decimal)... Há uma inversão nos bits. O correto seria: O que aconteceu? Bem, realmente 0b11110110 dá 246 (em decimal)... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administrators Fernando Mercês Posted August 6, 2018 at 04:37 PM Author Administrators Share Posted August 6, 2018 at 04:37 PM Corrigido, @toto9202. Obrigado! @Aof, isso é o que o Bumerangue resolveria, só que precisa de mais mãos. Sozinho não consigo. =/ Abraços! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aof Posted September 10, 2018 at 03:04 PM Share Posted September 10, 2018 at 03:04 PM @Fernando Mercês gostei do projeto, pelo que entendi e sobre oque vc já faz compartilha conhecimento, e com as nossa pergunta e suas resposta todos aprendem. Eu estou aqui Fernando se precisar e só me CALL, se for preciso escrever estamos ai. abraços! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
asouza Posted September 16, 2018 at 05:56 PM Share Posted September 16, 2018 at 05:56 PM (edited) @Fernando Mercês "Para enriquecer o aprendizado, é esperado que você digite os comandos com este na console do Python:" "Para enriquecer o aprendizado, é esperado que você digite os comandos. Como este, no console do Python:" PS: excelente conteúdo! Edited September 16, 2018 at 05:56 PM by asouza Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administrators Fernando Mercês Posted September 18, 2018 at 02:21 AM Author Administrators Share Posted September 18, 2018 at 02:21 AM Corrigido, @asouza. Valeu! ? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest gnoo Posted September 22, 2018 at 08:23 PM Share Posted September 22, 2018 at 08:23 PM O conteúdo é muito bom mas nunca compreendi o porquê de continuar a fazer conteúdo com python 2.7 especialmente quando vai deixar de ter suporte dentro de 1 ano, https://pythonclock.org/ nuca fez sentido para mim usar python na versão 2.7, python já vai quase na versão 4, no entanto ainda continua a acontecer fazer conteúdo com uma versão praticamente obsoleta, podemos ver isso a acontecer em livros com edição bastante recente o código vir em python 2.7 e ser cobrado um valor absurdo por esse conteúdo... Talvez seja uma religião... ? Amen ? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administrators Fernando Mercês Posted September 24, 2018 at 12:35 PM Author Administrators Share Posted September 24, 2018 at 12:35 PM Hahaha, @gnoo. Na verdade eu usei a 2.7 simplesmente porque foi a que abriu no meu sistema quando digitei "python". Não é nenhum requisito não. Vou garantir que tudo estará atualizado para a última versão antes do lançamento da versão final do livro. Obrigado por lembrar. ? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sulivan Tavares Leite Posted September 27, 2018 at 07:28 PM Share Posted September 27, 2018 at 07:28 PM (edited) Correção para numero octal, 012 esta correto entretanto é necessario tambem seu sufixo 'o' se tentar printa-la simplesmente como 012 dara o seguinte erro: Python 3.6.1 (default, Dec 2015, 13:05:11) [GCC 4.8.2] on linux Traceback (most recent call last): File "python", line 1 012 ^ SyntaxError: invalid token Ao usar o sufixo deixando 0o12 ('0octal') você terá o resultado esperando que é 10. 0o12 Python 3.6.1 (default, Dec 2015, 13:05:11) [GCC 4.8.2] on linux => 10 Edited September 27, 2018 at 07:29 PM by Sulivan Tavares Leite correção do print de erro. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sulivan Tavares Leite Posted September 27, 2018 at 07:33 PM Share Posted September 27, 2018 at 07:33 PM Correção de português: Hexadecimal Finalmente o queridinho hexa (para os íntimos); o sistema de numeração que mais vamos utilizar durante todo o livro. O hexadecimal apresenta várias vantagens sobre seus colegas, a começar pelo número de símbolos: 16. São eles: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E e F, em que os números que eles foram formam são normalmente prefixados com 0x. (se minha correção não for a correta e o termo realmente for 'foram' favor desconsiderar). Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest gnoo Posted September 28, 2018 at 10:21 AM Share Posted September 28, 2018 at 10:21 AM (edited) 14 horas atrás, Sulivan Tavares Leite disse: Correção para numero octal, 012 esta correto entretanto é necessario tambem seu sufixo 'o' se tentar printa-la simplesmente como 012 dara o seguinte erro: Python 3.6.1 (default, Dec 2015, 13:05:11) [GCC 4.8.2] on linux Traceback (most recent call last): File "python", line 1 012 ^ SyntaxError: invalid token Ao usar o sufixo deixando 0o12 ('0octal') você terá o resultado esperando que é 10. 0o12 Python 3.6.1 (default, Dec 2015, 13:05:11) [GCC 4.8.2] on linux => 10 @Sulivan Tavares Leite essa correção não faz sentido nenhum, és tu quem está a cometer o erro de não seguir os requisitos do livro... No tópico " Antes de começar ", está bem explicito que para seguir o conteúdo do livro, deve-se utilizar a versão 2.7 do python https://mentebinaria.gitbook.io/engenharia-reversa/antes-de-comecar e tu estás a usar ( como é lógico ), a versão 3.6 do python, é dai que esse erro aparece, se tentares introduzir esses dados no python 2.7 esse erro não vai aparecer. Outra questão que na minha opinião deverias ter em conta, é sobre o facto estares a utilizar um interpretador que NÃO É nativo do python, pelo que eu entendi tu estás a utilizar o repli.it , corrige-me se eu estiver errado.... esse código é interpretado por javascript, o que pode algumas vezes dar origem a pequenos erros ... ou talvez não... O mais importante disto tudo é que tu, estás a utilizar uma versão do python que não é compativel com o conteúdo do livro. Abraço. @Fernando Mercês tens mesmo que atualizar isso ? Edited September 28, 2018 at 10:26 AM by gnoo Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sulivan Tavares Leite Posted September 28, 2018 at 02:49 PM Share Posted September 28, 2018 at 02:49 PM (edited) 4 horas atrás, gnoo disse: @Sulivan Tavares Leite essa correção não faz sentido nenhum, és tu quem está a cometer o erro de não seguir os requisitos do livro... No tópico " Antes de começar ", está bem explicito que para seguir o conteúdo do livro, deve-se utilizar a versão 2.7 do python https://mentebinaria.gitbook.io/engenharia-reversa/antes-de-comecar e tu estás a usar ( como é lógico ), a versão 3.6 do python, é dai que esse erro aparece, se tentares introduzir esses dados no python 2.7 esse erro não vai aparecer. Outra questão que na minha opinião deverias ter em conta, é sobre o facto estares a utilizar um interpretador que NÃO É nativo do python, pelo que eu entendi tu estás a utilizar o repli.it , corrige-me se eu estiver errado.... esse código é interpretado por javascript, o que pode algumas vezes dar origem a pequenos erros ... ou talvez não... O mais importante disto tudo é que tu, estás a utilizar uma versão do python que não é compativel com o conteúdo do livro. Abraço. @Fernando Mercês tens mesmo que atualizar isso ? Compreendi. falha minha. Então grato pelo auxilio ? Correto uso Repl.it (é mais usual para mim utilizar um editor online para salvar meus projetos independente de sistema operacional ou computador, a questão para mim é mais adaptar o código do livro para que funcione no meu ambiente de trabalho e assim minha compreensão do mesmo sera mais ampla) Todos os exemplos do livro funcionaram para mim com algumas adaptações em questão a ocasião no caso do python o uso de 0o antes de um numero octal foi o suficiente para dar continuidade sem erros. Edited September 28, 2018 at 02:53 PM by Sulivan Tavares Leite Falto algumas considerações. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sulivan Tavares Leite Posted September 28, 2018 at 02:56 PM Share Posted September 28, 2018 at 02:56 PM @Fernando Mercês Uma duvida que fiquei agora é se a versão gratuita de 40 paginas do livro "Descobrindo o linux" é o suficiente para dar segmento ao livro ou se terei mesmo que comprar a versão completa do livro que se me recordo bem são 928 paginas (diferença exorbitante hein? rsrs). Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administrators Fernando Mercês Posted September 28, 2018 at 11:37 PM Author Administrators Share Posted September 28, 2018 at 11:37 PM @gnoo corrigido! Era um erro mesmo, obrigado! @Sulivan Tavares Leite, valeu por alertar. É algo que vou me deparar quando atualizar o livro para a última versão do Python como o @gnoo sugeriu. Confesso que achei a 2.7 mais direto ao ponto, mas fazer o quê?! rs Quanto ao livro do Eriberto, eu não conheço essa versão gratuita mas pelo número de páginas que você comenta, realmente é muito pouco perto de todo o conteúdo que tem lá. Recomendaria adquirir a versão completa. Além de tudo, é uma baita força para os bons autores nacionais, que estão cada vez mais raros. A maioria traduz conteúdo gringo e muitas vezes traduz mal. Acho que impulsionar a criação autoral de qualidade é sempre uma boa ideia. ? Abraços, galera! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sulivan Tavares Leite Posted September 29, 2018 at 08:26 PM Share Posted September 29, 2018 at 08:26 PM (edited) Em 28/09/2018 em 20:37, Fernando Mercês disse: @gnoo corrigido! Era um erro mesmo, obrigado! @Sulivan Tavares Leite, valeu por alertar. É algo que vou me deparar quando atualizar o livro para a última versão do Python como o @gnoo sugeriu. Confesso que achei a 2.7 mais direto ao ponto, mas fazer o quê?! rs Quanto ao livro do Eriberto, eu não conheço essa versão gratuita mas pelo número de páginas que você comenta, realmente é muito pouco perto de todo o conteúdo que tem lá. Recomendaria adquirir a versão completa. Além de tudo, é uma baita força para os bons autores nacionais, que estão cada vez mais raros. A maioria traduz conteúdo gringo e muitas vezes traduz mal. Acho que impulsionar a criação autoral de qualidade é sempre uma boa ideia. ? Abraços, galera! Não à de que. Pequeno erro encontrado no tópico Assembly : Se você já estou estudou portas lógicas, vai perceber que este CI tem 4 portas NAND (AND com saída negada). Cada porta possui duas entradas e uma saída, cada uma delas conectada a seu respectivo pino/perna. Pretendo adquirir sim. Assim que eu for começar a ler sobre Linux (aproveitarei o embalo dai). Pequena correção na sessão Assembly - Instruções básicas O resultado da comparação é configurado no registrador EFLAGS, o que significa dizer que a instrução CMP altera as flags, para que instruções futuras tomem decisão baseadas nelas. Por exemplo, para operandos que foram iguals iguais, a CMP faz ZF=1. Pequena correção na sessão Assembly - Funções e Pilha Nos primórdios da computação as funções eram chamadas de procedimentos (procedures). Em algumas linguagens de programação, no entanto, possuem tanto funções quanto procedimentos. Estes últimos são "funções que não retornam nada". Já no paradigma da progamação programação orientada a objetos (POO), as funções de uma classe são chamadas de métodos. Excelente livro. ? Edited September 30, 2018 at 03:01 AM by Sulivan Tavares Leite Adição de correção Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administrators Fernando Mercês Posted September 30, 2018 at 04:13 AM Author Administrators Share Posted September 30, 2018 at 04:13 AM Que legal. Muito obrigado! Tudo corrigido! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administrators Fernando Mercês Posted December 19, 2018 at 10:13 PM Author Administrators Share Posted December 19, 2018 at 10:13 PM Pessoal, agradeço todos que colaboraram com o livro. Agora está bem mais fácil pois estamos com ele em nosso repositório no Github! É só mandar os pull requests por lá! ? Muito obrigado! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aof Posted January 3, 2019 at 01:23 AM Share Posted January 3, 2019 at 01:23 AM Excelente livro Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaodavison Posted January 28, 2020 at 12:14 PM Share Posted January 28, 2020 at 12:14 PM Excelente trabalho, Fernando Na seção de cadeias de texto UNICODE: A string para "Erro" em UTF-16 little endian não deveria ser 45 00 72 00 72 00 6f 00 ao invés de 45 00 72 00 72 00 6f ? (caso esteja errado, o erro também se repete no exemplo que coloca o null byte no fim da string: 45 00 72 00 72 00 6f 00 00 00 ao invés de 45 00 72 00 72 00 6f 00 00 ) Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts